Money

Novo processo de injúria racial é feito contra a Tesla

A empresa já lida com cerca de dez processos. Os funcionários da Tesla alegaram que foram submetidos de forma regular a comentários e ações racistas de colegas, gerentes e até funcionários do setor de recursos humanos.

02 Jul 2022 - 20h40 | Atualizado em 02 Jul 2022 - 20h40
Novo processo de injúria racial é feito contra a Tesla Lorena Bueri

Na última quinta-feira (30) cerca de quinze funcionários e/ou ex-funcionários negros da montadora de Elon Musk, entraram com uma ação contra a empresa informando que foram vítimas de abuso racial e assédio nas unidades de produção da Tesla.

Os funcionários alegaram que foram submetidos de forma regular a comentários e ações racistas de colegas, gerentes e até funcionários do setor de recursos humanos. Os assédios ocorreram de forma predominante na fábrica de Fremont no estado da Califórnia. Segundo o processo que foi aberto em um tribunal estadual na Califórnia, o assédio inclui termos como nigger que é uma forma extremamente pejorativa para se referir aos negros nos Estados Unidos, e o termo escravo também foi relatado, além de expressões de caráter sexual como “gosta de bunda”, segundo o processo.


Funcionários realizando vistória nos automóveis. (Foto: Reprodução/Car Blog BR)


Alguns dos trabalhadores e ex-funcionários afirmam que foram destinados a cargos que exigem maior desgaste físico na empresa, além de serem menosprezados para promoções, aponta o documento. As acusações também apontam “procedimentos operacionais padrões da montadora incluem discriminação racial flagrante, aberta e não mitigada”.

Um trabalhador, do setor de produção da empresa em Fremont, afirma nas acusações que teve o seu cargo rebaixado de forma imediata ao retornar para empresa, após retirar uma licença autorizada por causa da Covid-19.

Até o momento a Tesla sofre com ao menos 10 processos que envolvem discriminação racial generalizada e/ou assédio sexual. Entre os processos há um que está sob a liderança de uma agência de direitos civis do Estado da Califórnia.

Na última segunda-feira (27), um juiz federal da Califórnia determinou um novo julgamento acerca dos danos que a fabricante de carros elétricos deve a um ex-operário negro que acusou a Tesla de discriminação racial, após ele se recusar a receber uma indenização de US$ 15 milhões.

A empresa negou, anteriormente, ter irregularidades e afirma que existem políticas vigentes que previnem e lidam com condutas inadequadas no ambiente de trabalho.

 

Foto Destaque:  Fábrica da Tesla. Reprodução/DOL.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo