Saúde

Novo método preventivo contra HIV chegará ao Brasil

Segundo a Unitaid, 30% de transexuais e 18% dos homens que fazem sexo com homens vivem com HIV no Brasil. Na África Subsaariana mulheres têm o dobro de chance de se infectar com vírus.

19 Mar 2022 - 17h55 | Atualizado em 19 Mar 2022 - 17h55
Novo método preventivo contra HIV chegará ao Brasil Lorena Bueri

Em comunicado oficial publicado nesta sexta-feira(18) a organização internacional Unitaid irá financiar a introdução do novo método preventivo contra o vírus HIV no Brasil e na África do Sul. O injetável de ação prolongada protegerá o usuário por oito semanas. Segundo porta-voz da Unitaid, Hervé Verhoosel em Genebra, novo tratamento preventivo inovador será destinado a um público particular: “adolescentes e mulheres jovens da África do Sul. Por serem atualmente as primeiras infectadas pelo vírus HIV, as pessoas trans e homens que fazem sexo com homens no Brasil, que são também o segmento da população altamente afetado”.

A Unitaid explica, que a versão injetável da profilaxia pré-exposição (PrEP) - também chamada de cabotegravir de ação prolongada - é a mais recente inovação na prevenção contra o vírus da HIV.

Segundo o porta-voz, os Estados Unidos e Inglaterra acabaram de aprovar o sistema e custarão aproximadamente 22.000 dólares por pessoa ao ano. Acrescentou: “(...)é por isso que a Unitaid existe e é por isso que negociamos com empresas farmacêuticas para ter os custos mais baixos possível”. De acordo com a organização, a versão injetável demonstrou ser 70% a 90% mais eficiente do que a PrEP oral diária na redução do risco de infecção pelo vírus HIV, sendo necessário apenas seis injeções por ano.


Coleta de teste de HIV. (Foto: Reprodução/ Thinkstock)


Duas autoridades de saúde nos dois países, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil e a Wits RHI na África do Sul, incluirão esse tratamento nos programas nacionais de saúde sexual. Na África do Sul, adolescentes e mulheres jovens apresentam taxas altas de infecção, na África Subsaariana as mulheres têm o dobro de chance de se infectar com vírus do que os homens.

O ministro da saúde Marcelo Queiroga elogiou: “Graças ao investimento da Unitaid, as comunidades brasileiras desproporcionalmente afetadas pelo HIV serão as primeiras no mundo a se beneficiar deste novo tratamento preventivo”.

Um segundo novo produto de prevenção também terá o projeto piloto na África do Sul: o anel vaginal de dapivirina de 28 dias. Adquiridos pela Viiv e pelo Global Fund, a agência internacional pediu aos laboratórios que adaptem seus preços aos países de baixa renda. Hoje em dia, um milhão de pessoas têm acesso à PrEP, número muito abaixo da meta da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale ressaltar que HIV é a sigla para o vírus da imunodeficiência humana. Enquanto, AIDS é o nome da síndrome Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus do HIV.

 

Foto Destaque: Seringa e ampola de medicamento. Reprodução/ Adobe Stock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo