Saúde

Novo estudo aponta relação entre vitamina B12 e a depressão e ansiedade

Estudo realizado pelo The Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences mostra relação entre a deficiência de vitamina B12 e o surgimento de quadros ansiosos e depressivos.

13 Set 2022 - 21h58 | Atualizado em 13 Set 2022 - 21h58
Novo estudo aponta relação entre vitamina B12 e a depressão e ansiedade Lorena Bueri

A vitamina B12 é um dos nutrientes mais importantes para a sua saúde, é responsável por ajudar na formação de células sanguíneas, além de estimular a formação de novos neurônios, auxiliar na manutenção do sistema nervoso central e ajudar na manutenção da saúde física e mental.

O corpo humano não é capaz de produzir a vitamina, o que gera a necessidade da suplementação, no entanto, muitos não  ingerem a quantidade de vitamina B12 necessária, o que faz com que muitas pessoas apresentem deficiência do nutriente.

A falta de vitamina B12 pode gerar diversos problemas de saúde como anemia, fadiga, fraqueza, câimbras, perda de memória, formigamentos e até problemas motores e demências em alguns casos mais raros.


O corpo não consegue produzir vitmaina B12 o que gera a necessidade de suplementação e alimentação rica no nutriente para evitar déficts (Foto: Reprodução/ Blog do Pão)


No entanto, uma nova pesquisa realizada pelo The Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences, existem outros sintomas causados pela falta da vitamina B12, a depressão e a ansiedade.

O estudo revelou que a falta da vitamina gera problemas de concentração, déficits de memória, ansiedade e problemas de humor, outros sintomas também foram identificados, como alucinações, irritabilidade e apatia.

A falta desse nutriente é mais comum em idosos, o que faz com que sua deficiência represente um perigo para a terceira idade, podendo ser um fator a mais que pode gerar doenças físicas e mentais.

Por isso, é importante contar com a suplementação do nutriente, sempre realizada com acompanhamento médico, e a ingestão de alimentos ricos no nutriente como ovos, leites, peixes, carnes bovinas e alimentos derivados, como forma de prevenir a deficiência desse importante nutriente.

 

Foto Destaque: Resultado de novo estudo revela que deficiência de vitamina B12 pode estimular o surgimento de ansiedade e depressão (Foto: Reprodução/Minha Vida)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo