Notícias

Novas imagens da lua de Júpiter surpreendem por semelhança com nota musical

A espaçonave Juno capturou imagens de Europa, uma das mais conhecidas luas de Júpiter e uma mancha que se assemelha a uma nota musical se destacou. Com as melhores imagens da década, a superfície do planeta gigante foi registrada com detalhes.

07 Out 2022 - 12h30 | Atualizado em 07 Out 2022 - 12h30
Novas imagens da lua de Júpiter surpreendem por semelhança com nota musical  Lorena Bueri

A espaçonave Juno fez sua aproximação mais próxima da lua de Júpiter e capturou uma mancha em formato de nota musical na superfície da lua Europa. Desde 2016 orbitando o planeta gelado, a espaçonave chegou a 352 quilômetros da superfície de Europa e fez as imagens de maior resolução das últimas duas décadas.

A câmera estelar que mantém a espaçonave orientada, a Unidade de Referência Estelar da Juno, capturou uma imagem que cobre cerca de 150 quilômetros por 201 quilômetros da região. É possível identificar as ranhuras finas e sulcos duplos que riscam a superfície, além das cristas duplas formadas por gelo.  Outras manchas indicam que em alguns locais abaixo da camada de gelo pode existir atividade vulcânica.

Uma das formas na superfície se assemelha a uma semínima musical e se estende por 68 quilômetros no eixo vertical e 37 quilômetros no eixo horizontal. As imagens foram tiradas em preto e branco a 412 quilômetros de distância, enquanto a espaçonave passava à cerca de 86.905 quilômetros por hora.

Projetada para operar em condições de pouca luminosidade, a câmera capturou em detalhes a área mesmo estando a noite naquela parte da superfície.  Ela também foi usada para detectar relâmpagos na atmosfera e fotografar os anéis do planeta gigante. Além de coletar dados do interior de Europa, onde possivelmente existe um oceano salgado. Todos os dados foram coletos durante o sobrevoo em 7 horas e meia e serão divulgados nos próximos meses.


Ilustração da aeronave sobrevoando Júpiter (Foto: Wikimedia Commons -- NASA/JPL)


A missão de Juno estava programada para terminar em 2021 e agora, deve realizar sobrevôos de algumas luas de Júpiter e sua nova missão está programada para durar até 2025. Esses dados vão ajudar a orientar a missão Europa Clipper da Nasa, programada para ser lançada em 2024, que está prevista para chegar em 2030 na lua e só então realizará 50 sobrevoos ao seu redor. O principal foco dos cientistas é determinar se o oceano interior existe e se a lua possui o potencial de ser habitável para a vida.

Foto destaque: Lua Europa capturada pela espaçonave Juno Foto: NASA/PJL-Caltech/SwRI

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo