Saúde

Nova vacina pode diminuir mortes por câncer de pele

Nova vacina desenvolvida pelas farmácias Moderna e Merck Sharp Dhome pode diminuir a causada por câncer de pele, que corresponde a 33% dos diagnósticos do país, sendo o mais popular entre os brasileiros

20 Dez 2022 - 13h16 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 13h16
Nova vacina pode diminuir mortes por câncer de pele  Lorena Bueri

Uma nova vacina está sendo desenvolvida pelas farmacêuticas Moderna e Merck Sharp and Dohme (MSD). Ainda em fase de testes, a vacina tem o propósito de diminuir os riscos de morte ou regresso de câncer de pele em pessoas que estão tratando a doença.

O câncer de pele é o mais popular entre os brasileiros, correspondendo por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no país. Ela também representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os resultados iniciais da vacina já foram divulgados este mês e mostram que pessoas que receberam uma dosagem da vacina junto a Keytruda, tiveram um aumento a capacidade do sistema imune do corpo, os pacientes também tiveram 44% menos chances de morte e de retorno da doença.


Nova vacina utiliza mesma imunização contra a Covid-19 (Reprodução / gov.br)


O novo medicamento utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) a mesma utilizada na imunização contra a covid-19.

Até o momento os testes vêm sendo realizados em pacientes com estágio 3 e 4 de melanoma, 157 pessoas já receberam uma dose da nova vacina, em 2023 ela chegara a última fase teste, essa fase terá um grupo maior de pacientes e dura em torno de dois a três anos. Após esse período, se for comprovado a eficácia e segurança da vacina, ela começará a ser comercializada.

As indústrias farmacêuticas utilizaram como base um exame de biopsia do paciente, onde são detectados os antígenos daquele tumor e desenvolvem a vacina personalizada, de acordo com Stéphane Bancel diretora-geral da farmácia Moderna, a aprovação da vacina em teste pode ser uma iniciativa para a utilização dessa tecnologia para outros tipos de câncer.

Ela ainda afirma que as farmácias Moderna e Merck Sharp and Dohme (MSD), estão bastante ansiosos para divulgar os dados completos e resultados em uma próxima conferência.

Foto Destaque Nova vacina pode diminuir a moter por câncer de pele. Reprodução/gov.br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo