Saúde

Nova vacina da gripe protege contra 20 tipos do vírus

Estudos apresentam que a vacina contra a gripe que está sendo desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia pode proteger contra os 20 suptipos do vírus influenza.

26 Nov 2022 - 10h40 | Atualizado em 26 Nov 2022 - 10h40
Nova vacina da gripe protege contra 20 tipos do vírus Lorena Bueri

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma vacina universal conta 20 subtipos do vírus influenza, causador da gripe. O avanço foi relatado em um artigo publicado na revista Science na quinta-feira (24).

A vacina está sendo desenvolvida com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada nas vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e Moderna. Essa tecnologia leva pequenas partículas lipídicas com instruções de mRNA para que as células possam criar réplicas das proteínas hemaglutininas, que aparecem na superfície do vírus influenza, e aprendam a reconhece-las quando em contato com o patógeno.

Os testes iniciais foram feitos em camundongos e furões, e foi possível observar que a aplicação de duas doses do imunizante experimental foi capaz de fornecer grande proteção contra os 20 subtipos do vírus influenza A e B conhecidos. O sistema imunológico dos animais vacinados reconheceu as proteínas e se defendeu contra as 18 cepas diferentes do vírus influenza A e duas do influenza B. Os níveis de anticorpos permaneceram por quatro meses após a vacinação.


Vacina sendo aplicada. Foto: Clarildo Menezes.


Os estudos mostraram que a vacina também foi capaz de reduzir os sintomas e proteger os furões contra a morte mesmo quando expostos a um tipo de vírus diferente dos que estavam presente na formula da vacina.

Scott Hensley, um dos principais autores do estudo, explicou que o objetivo da vacina não é apenas proteger contra a infecção, e sim fornecer uma proteção duradoura contra a evolução da doença para um quadro grave ou de morte, assim como, dar às pessoas um nível de memória imunológica para diversas cepas de gripe.

“O objetivo é que muito menos pessoas fiquem doentes e morram quando ocorrer a próxima pandemia de gripe. O imunizante deve oferecer à população um nível satisfatório de memória imunológica contra a doença, para que o organismo seja capaz de reconhecer qualquer vírus da gripe que possa encontrar no futuro.”, afirma Hensley em um comunicado.

 

Foto destaque: Vacinação contra a gripe. Foto: Thamyres Ferreira/MS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo