Mundo Animal

Nova espécie de jararaca é descoberta nas montanhas da Paraíba

A nova espécie de jararaca, denominada como Bothrops jabrensis foi descoberta no Pico do Jabre, por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

26 Jan 2022 - 17h26 | Atualizado em 26 Jan 2022 - 17h26
Nova espécie de jararaca é descoberta nas montanhas da Paraíba Lorena Bueri

A Bothrops jabrensis, uma nova espécie de jararaca, foi descoberta nas montanhas do Pico do Jabre, por pesquisadores e estudiosos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com outras instituições brasileiras. O anúncio, de acordo com o portal UFCG, foi feito através de um artigo publicado na Canandian Science Publishing, na última terça-feira (18).  

O estudo mostrou que a espécie só se desenvolve naquele ambiente. O Pico do Jabre é a área mais alta do estado da Paraíbe (PB). Com o clima úmido e vegetação ampla, o pico é uma pequena parte isolada e escondida dentro do clima seco do sertão.

Fausto Erritto Barbo é um dos autores da pesquisa e, segundo ele, lugares como o Pico do Jabre, que ficam em áreas restritas e pouco estudadas, geralmente, são os lugares com maiores surpresas.


O pico do Jabre faz parte de um conjunto de serras, no interior da Paraíba (PB) (Foto: Divulgação/Gentil Filho)


O pesquisador afirma que “No decorrer da história, houve uma série de expansões e retrações florestais, provocadas por fenômenos climáticos, como as glaciações, por exemplo. Em meio à essas mudanças, as áreas abertas e secas se expandiam, e isolavam as porções mais altas de florestas, que devido à altitude e clima, permaneciam praticamente inalteradas até os dias de hoje”,

Ainda segundo Fausto, espécies que se manteram isoladas por longo período de tempo pode se diferenciar das outras e sofrer diversas transformações. O que é o caso da espécie encontrada, que os pesquisadores acreditam ter se originado há aproximadamente oito milhões de anos. "Nesse caso, para a nossa surpresa, fizemos análises moleculares que indicavam que se tratava não apenas de uma espécie nova, mas também de uma linhagem evolutiva ainda desconhecida dentro do gênero Bothrops. Estima-se que a origem dessa espécie, tenha ocorrido no Período Mioceno, cerca de oito milhões de anos atrás”, afirmou.

O que chama a atenção nessa nova espécie, segundo o portal O Eco é a pele colorida, com tons cinzas e marrons, o comprimento de cerca de 72 centímetros e sua capacidade de movimento esguio por entre as árvores.

Foto Destaque: Nova espécie de jararaca possui diferente coloração e número alto de escamas  Créditos: Divulgação/ Marcos Freitas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo