Notícias

Nova CNH entra em vigor a partir de hoje. Entenda tudo o que muda no seu documento

A nova CNH entra em vigor em todo o território nacional a partir desta quarta-feira, e promete ser mais segurança. Troca não é obrigatória, e substituição será feita aos poucos. Mas, muitas alterações são visuais.

01 Jun 2022 - 14h27 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 14h27
Nova CNH entra em vigor a partir de hoje. Entenda tudo o que muda no seu documento Lorena Bueri

A partir desta quarta-feira, 1° de junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passa a valer em todo o território nacional. Segundo a resolução N° 886 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a nova CNH na versão física ou digital (que pode ser acessada por QR Code impresso no documento), irá continuar com os dados biográficos e foto do condutor. O QR Code, está presente na carteira de habilitação desde maio de 2017.

O que muda na nova CNH?

Na parte de observações que ficava na parte inferior da carteira, que continha a assinatura do portador, local e data de emissão irá mudar, desta forma, o campo de observações foi movido para baixo, e em seu lugar ficara uma tabela de veículos identificando a categoria do motorista.

E na parte de cima do documento houve uma pequena mudança no layout, o campo de assinatura do condutor foi transferido para a parte de baixo da foto do motorista. Seguindo o padrão internacional, com esta atualização a nova CNH passa a ter códigos atualizados.

Novas cores

O verde-escuro que antes era a cor predominante no documento, agora passa a ter tons de verde mais claro, amarelo e azul.

Mais segurança

A nova CNH traz uma série de mecanismos de segurança que impede fraudes. Conforme o Contran, algumas das atualizações são tintas especiais fluorescentes anti-scanner e com reação a luz UV.

A validade da nova CNH vai mudar?

Em junho de 2021, a CNH teve um aumento da validade, passando de 5 anos para 10 anos — para condutores com menos de 50 anos — pessoas com 50 anos ou mais, deverá renovar a habilitação a cada 5 anos, já os condutores de 70 anos ou mais, deve renovar a cada 3 anos. Portanto, a validade do documento permanecerá igual.

Limite de pontos da nova CNH 

As regras de pontuação continuaram as mesmas. Ela também sofreu alterações em junho do ano passado, a nova lei passou a flexibilizar o número de pontos que um condutor pode ter na CNH durante um período de 12 meses. Já que anteriormente, o limite era de 20 pontos em 12 meses, e com a alteração que ocorreu em 2021, passou a ser 40 pontos no mesmo período.

Mas, os 40 pontos não é válido para todos. Somente para os mais “disciplinados” tem esse direito. Como mostra a tabela abaixo.


Tabela de critérios de pontuação na CNH (Foto: Reprodução/Código de transito brasileiro/Autoesporte)


Motoristas de ônibus, aplicativo, caminhões, taxistas ou mototaxistas, que exercem atividade renumerada, só terão a suspensão da carteira com 40 pontos, independentemente das infrações.

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

O CDT (Carteira Digital de Trânsito), também continuará da mesma forma. Ao instalar o aplicativo no celular e acanear o documento através do QR Code, o condutor fica isento da necessidade de ter em mãos o documento de papel. Mas, só é válido se o documento for apresentado por meio do aplicativo CDT, não será aceito print de tela, caso seja solicitado.

A troca pela CNH nova será obrigatória?

Não será obrigatória a troca imediata, o motorista só terá o novo modelo ao renovar o documento ou ao emitir uma segunda via.

Foto destaque: Novo modelo da CNH. Reprodução/Contran/Autoesporte.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo