Tech

Nissan e Renault se unem para investir bilhões de euros em veículos elétricos

Enquanto fabricantes já consolidados recebem pressão das concorrências, é feita a alteração no padrão de consumo de seus consumidores, favorecendo veículos elétricos, e as companhias francesas e japonesas fortalecem sua aliança.

24 Jan 2022 - 19h13 | Atualizado em 24 Jan 2022 - 19h13
Nissan e Renault se unem para investir bilhões de euros em veículos elétricos Lorena Bueri

Segundo Reuters, agência de notícias britânica, as grandes montadoras francesas e japonesas, Renault SA, Nissan Motor Co e Mitsubishi Motors Corp, revelaram que há um plano das companhias de, em conjunto, aumentar esforços financeiros para investir em veículos elétricos.

Ainda de acordo com a fonte, o investimento será triplicado e pode ultrapassar os 20 bilhões de euros. Será aplicado durante todo o desenvolvimento dos veículos elétricos, aonde até o início de 2030, estima-se desenvolver um total de 30, ou mais, baterias de veículos elétricos. Essas, serão suportadas por plataformas comuns.

Apesar de ainda não ter divulgação oficial, sabe-se que o grupo já investiu cerca de 10 bilhões de euros anteriormente. O valor foi direcionado a eletrificação. A expectativa é que o anúncio oficial seja dado na quinta-feira, 27. Até ontem, domingo, representantes das empresas não retornaram contato sobre a divulgação.

Esta aliança entre as montadoras demonstra que há um desejo dos fabricantes de cooperar de forma mais intensa. Conforme diz a fonte, é uma forma de sublinhar a “visão compartilhada da eletrificação e de mobilidade conectada”. As plataformas que suportaram os veículos elétricos devem abranger cerca de 90% do total de veículos estimados para 2023.

O pacto franco japonês já vem aplicando seu plano. Parcialmente já implantou boa parte das plataformas de suporte para os veículos. A primeira plataforma é para dar suporte a veículos da Nissan e Renault, Ariya, Dacia e Megane. A segunda para os carros da Dongfeng, parceiro do mercado chinês, e também para outros modelos de carros da própria Nissan. A terceira e quarta plataforma são direcionadas para veículos conhecidos pelos japoneses como “carros kei” ou micro minis e veículos comerciais leves.

Até então são quarto plataformas criadas, a quinta e última será lançada pela Renault. Entretanto, segundo a Reuters, a montadora japonesa Nissan pretende utilizar a plataforma para seus carros compactos “Nissan Micra”, ficando para a Renault a produção dos veículos elétricos compatíveis a plataforma.

Foto destaque: Carro elétrico sendo recarregado. Reprodução/EPBR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo