Beleza

Niacinamida: o que é e por que ela se tornou um ativo valioso de skincare

A niacinamida se tornou um aliado na hora do cuidado com a pele. Além de sua função clareadora e hidratante, ela também atua na proteção e recuperação da barreira cutânea.

14 Mar 2022 - 16h55 | Atualizado em 14 Mar 2022 - 16h55
Niacinamida: o que é e por que ela se tornou um ativo valioso de skincare Lorena Bueri

O niacinamida, mais conhecida como vitamina B3, é um ativo muito popular entre os produtos de cuidado com a pele. Ela atua na proteção e recuperação da barreira cutânea, além disso, tem função clareadora e hidratante.

Qual é a função da niacinamida?                  

 Em entrevista para a revista Glamour, uma especialista em dermatologia explica a função da niacinamida e como ela age na pele. “Ela estimula a síntese de ceramidas, ácidos graxos, queratina e filagrina, retendo a água na pele e deixando-a hidratada”, ela ainda complementa esclarecendo que outra vantagem do ativo é a capacidade anti-inflamatória e seborreguladora. “Por isso, ela também é aliada no tratamento da acne”.

A vitamina ainda tem o potencial antiglicante, que reduz os danos dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento. Além disso, o seu uso combinado com neoglucosamina, é indicado para quem sofre com hiperpigmentação, já que essa mistura inibe a produção do pigmento, uniformizando o tom da pele.

Por que ela faz tanto sucesso?

Devido a sua versatilidade, a niacinamida está presente em grande parte das rotinas de autocuidado. Para as peles oleosas, ela pode ser combinada com os ácidos salicílico e glicólico. Já para as peles mistas, ela vai muito bem com o ácido hialurônico. A vitamina B3, pode ser usada para o tratamento de rosáceas, devido a sua propriedade calmante que alivia a vermelhidão e a inflamação. 


Os incríveis benefícios da niacinamida (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Onde encontrar a niacinamida?

  • Sérum Uniformizador, Sallve- O sérum tem uma textura sérum-gel, a concentração é do ativo é de 5%. O produto promete reduzir a pigmentação em excesso, hidratar e acalmar a pele, além de estimular síntese natural de colágeno.
  • Solução Niacinamida, Simple Organic- Segundo a marca, devido a sua textura leve, o produto  pode ser usado por todos os tipos de pele, ajudando no combate à oleosidade e uniformização do tom de pele, além de atenuar manchas, melasmas e rosácea. 
  • Sérum Facial de Retinol e Niacinamida Retinol, Océane- A fórmula desse sérum, é combinada com retinol, um derivado da vitamina A, conhecida pelo alto potencial renovador. Conforme a Océane, essa composição potencializa a hidratação e reforça a capacidade de anti-envelhecimento celular.
  • Creme 10% AHA ácido glicólico + niacinamida, Creamy- Esse produto combina o potencial de esfoliação química do ácido glicólico, a ação seborreguladora da niacinamida e a hidratação do alfa-bisabolol. Ou seja, renova e equilibra a pele sem ressecar.

 

Foto destaque: A niacinamida é uma grande aliada no autocuidado. Reprodução/Polina/Kovaleva/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo