Pinóquio, clássica história infantil sobre um boneco de madeira que quer se tornar um menino, ganhou uma nova versão em stop-motion dirigida pelo vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, Guilhermo Del Toro. O filme vai estrear na Netflix em dezembro, mas ja ganhou um teaser nesta segunda-feira (24).
Teaser de Pinóquio. (Reprodução: Netflix)
Stop-motion é o nome de um recurso cinematográfico que utiliza bonecos de argila para composição de cenas, batendo frame a frame com posições dos bonecos fotografadas segundo a segundo, para depois tornarem-se movimentos mais dinânicos e naturais durante a edição no computador. Filmes como Coraline e Fuga das Galinhas foram inteiramente produzidos usando esse recurso. Um filme de Stop-motion pode demorar anos para ser finalizado devido a todos os processos e cuidados que é preciso ter para criar cena a cena.
O elenco de narradores tem Cate Blanchett, David Wolfhard, Ewan McGregor, Finn Wolfhard, David Bradley, Tilda Swinton, Ron Perlman, Cristoph Waltz, John Tuturro e Tim Blake Nelson. A Netflix ainda não divulgou a sinopse da animação.
Guilhermo Del Toro é um cineasta mexicano que ganhou o Oscar de Melhor Filme com seu último trabalho, o sensível filme A Forma da água, mas já havia conseguido chegar as indicações com O Labrinto de Fauno em 2007, ganhando Oscar de Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhor direção de Arte.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o diretor mexicano faz algo com a história italiana do boneco de madeira com desejo de virar menino, no ano passado, Guilhermo lançou o filme Pinóquio, trazendo uma versão mais macabra e adulta para a fantasia conhecidamente infantil do conto de fadas.
Foto Destaque: Pinóquio. Reprodução: Netflix.