Esportes

"Nazaré Brasileira" surpreende surfistas após receber swell que formou ondas imensas

No último sábado (01/04), a Laje da Jaguaruna recebeu um swell que trouxe ondulações imensas para o litoral. Até mesmo surfistas acostumados com a região se surpreenderam com as ondas desse fim de semana.

03 Abr 2023 - 22h00 | Atualizado em 03 Abr 2023 - 22h00
'Nazaré Brasileira' surpreende surfistas após receber swell que formou ondas imensas Lorena Bueri

A Laje da Jaguaruna, em Santa Catarina, já é muito conhecida por ser o lugar com as maiores ondas do Brasil. No último sábado (1), o pico (apelidado de "Nazaré Brasileira") recebeu um "swell" que colaborou na formação de ondas imensas que surpreenderam a todos, inclusive surfistas acostumados a surfar na região.


João Paiva surfando na Laje da Jaguaruna após local receber um swell (Foto: Reprodução/Luis Reis)


Mas o que é um swell? Swell é um conjunto de ondas que acabam sendo formadas por conta de tempestades em alto mar. Pela velocidade dos ventos durante uma tempestade ser altíssima, as ondas vão se formando a muitos quilômetros do litoral e se tornando maiores conforme o mar vai ficando mais raso. No fim, essas grandes ondulações chegam até a costa e podem ser surfadas.

João Paiva e Thiago Jacaré, surfistas de ondas gigantes, foram até as redes sociais comentar sobre o ocorrido do fim de semana e prestar uma homenagem a Márcio Freire, companheiro que faleceu em Janeiro após tentar surfar onda gigante em Portugal. O surfista Rodrigo Dornelles Paz e o fotógrafo Luis Reis também fizeram posts homenageando Márcio.

“Dia para ficar na história. A maior onda do Brasil recebeu um swell histórico que batizamos de Freire Storm, em homenagem ao nosso irmão Márcio Freire, que nos deixou esse ano”, postou João Paiva em seu Instagram.

Confira abaixo o post completo no Instagram do surfista João Paiva:


Postagem de João Paiva comentando sobre as ondas do fim de semana e homenageando Márcio Freire (Foto: Reprodução/Instagram)


O empresário João Baiuka, em entrevista para o portal catarinense Litoral Sul, ressaltou a importância do evento para o turismo e  economia da cidade, uma vez que muitas pessoas se deslocaram para a região a fim de ver o swell: "Ontem rolou uma sessão clássica na Laje da Jagua. Um swell louvável", comemorou Baiuka.

 

Foto Destaque: Rodrigo Dornelles Paz pegando onda gigante na apelidada Nazaré Brasileira (Reprodução/Luis Reis)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo