Notícias

Navio mercante naufragado há 1200 anos é encontrado em Israel

Além do navio, foram encontradas 200 ânforas com mantimentos da dieta do mediterrâneo, utensílios pessoais e artefatos que mostram por onde a navegação passou antes de afundar nas águas de Israel. 

23 Set 2022 - 20h53 | Atualizado em 23 Set 2022 - 20h53
Navio mercante naufragado há 1200 anos é encontrado em Israel  Lorena Bueri

Um navio com aproximadamente 20 metros de comprimento e 5 metros de altura foi encontrado por dois mergulhadores amadores na costa da comunidade Maagam Michael, em Israel. A embarcação naufragou a cerca de 1200 anos, as autoridades locais foram acionadas para dar seguimento na pesquisa.

Os pesquisadores que lideram o estudo do sítio arqueológico pela universidade de Haifa, relataram não saber o que ocasionou o afundamento do navio, mas revelaram que o mesmo foi feito com madeiras de abeto e nogueiras e era um navio mercante. 

Segundo estudiosos, durante o ano que ocorreu o naufrágio, o Império Bizantino cristão perdia a parte leste do país para os Árabes e islâmicos. O achado demonstra que apesar de a parte estar ocupada por outros povos, o mercado ocidental continuava presente ali. 

A arqueóloga náutica Deborah Cvikel explica que: "Se olharmos para os livros de história, eles geralmente nos dizem que nesta mudança, após o declínio do domínio bizantino nesta área e a ascensão do domínio islâmico, o comércio quase parou, não havia comércio internacional no Mediterrâneo, tínhamos principalmente navios menores navegando ao longo da costa fazendo cabotagem. Aqui temos um grande navio naufragado carregado com cargas de todo o Mediterrâneo", afirma a diretora da escavação.


 

Utensílios encontrado  no navio  (foto/reprodução : R. Levinson)


Além da embarcação, foram encontrados mais de 200 ânforas e artefatos que comprovam que o barco ancorou no Chipre, Egito, Turquia e possivelmente no norte da África. A carga possui marcas da igreja bizantina cristã e escritas árabes. 


 

Canoa mercante  em país asiático  (Foto/Reprodução: Travelling Leila)


A marinha mercante ou navio mercante é um conjunto de embarcações, portos e tripulações que possibilitam o transporte de mercadorias pelas águas, este meio de mercado foi criado durante a idade média e foi o método usado por diversas civilizações.


Navio transportando mercadorias  (Foto/Reprodução: Poder Naval)


Como passar dos anos, essas embarcações sofreram diversas alterações. No início de sua criação, por volta do século XIII, era utilizado uma canoa para levar a mercadoria, logo após surgiram os navios e durante o século XIX a introdução do metal na navegação revolucionou o meio de transporte marítimo em que é utilizado por diversos países no mundo todo  para transportar suas mercadorias. 

 

Foto destaque: Navio naufragado é encontrado em Israel (Foto destaque: R. Levinson)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo