Tech

Na compra de novos smartphones, Samsung enviará carregadores gratuitamente

Para aqueles que adquirirem os novos smartphones recém-lançado, a Samsung enviará o carregador diretamente para sua casa. Esta mudança reacende antiga polêmica envolvendo a concorrente Apple

19 Fev 2022 - 10h12 | Atualizado em 19 Fev 2022 - 10h12
Na compra de novos smartphones, Samsung enviará carregadores gratuitamente Lorena Bueri

Após lançamento do seu novo smartphone, Galaxy S22, a Samsung estabeleceu que a partir de então, no Brasil, todos que comprarem aparelhos celulares da nova linha de lançamento serão beneficiados gratuitamente com envio de carregadores de forma permanente. Dessa forma, o feito atende a pautas levantadas pelas autoridades brasileiras, e já tem gerado aceitação por parte dos clientes e, principalmente pelo Procon de São Paulo que parabenizou a companhia pelo feito.

Anterior a decisão, a Samsung vinha na contramão; na época, há dois anos, havia copiado a postura de sua rival Apple, não oferecendo aos seus consumidores carregadores na compra do smartphone recém-lançado, na ocasião Galaxy 21. O feito rendeu fortes reclamações e críticas dos clientes e dos órgãos que regulamentam, visto que, os consumidores precisaram adquirir o componente de forma separada, sendo este essencial para o desempenho e funcionamento do aparelho mobile.

A atual mudança partiu do corporativo da empresa. Decisão essa tomada na Coreia do Sul devendo estender a todos os países. Entretanto, no Brasil, de forma específica, a companhia coreana optou por disponibilizar de forma gratuita o carregador. Para ter direito, o comprador precisará realizar um breve cadastro online e enviar a cópia da nota fiscal do aparelho recém adquirido.


Novos aparecelhos da Samsung da linha Galaxy S22. (Foto: Reprodução/Tecmundo)


Todavia, tudo indica que haverá uma data-limite para esta ação. Segundo noticiado pela Techtudo, para o Galaxy S21 o prazo limite para obter o carregador era até 31 de janeiro. A informação gerou confusão e correria por parte dos consumidores desinformados. Porém, por decisão pensada pela fabricante, a postura será diferente a partir de então. Dessa forma, a validade será “até a vida final do produto”, onde o comprovante oficial determinará. Assim, aquele que optar pelo recém-lançado da Samsung, Galaxy S22 deste ano, terá a cobertura do programa beneficiário até 2024.

Para o diretor-geral do órgão responsável em prestar atendimento pessoal a todo consumidor, Procon-SP, Fernando Capez, “A Samsung está agindo de modo correto. A decisão mostra que a legislação consumerista do Brasil é muito forte”. Disse ele em entrevista a Techtudo. Para Capez, a Samsung superou o esperado. O feito mostra que a companhia também visa atender aqueles que não seriam cobertos pela oferta devido a data e regra anterior estabelecida.

Após a compra do dispositivo móvel, o cliente deverá solicitar, em até 30 dias, o carregador. É o que diz o novo regulamento. Entretanto, a entrega do componente solicitado poderá ultrapassar os 30 dias. E, para garantir que este cronograma e todo o regulamento do “Samsung para Você” venha a ser cumprindo, o Procon-SP fiscalizará as ações da companhia. Em nota, companhia informou que a prática “está em linha com o comprometimento da Samsung com seus consumidores neste período de transição”.


Smartphones Samsung da linha Galaxy S22 e carregadores. (Foto: Reprodução/MinhaOperadora)


Diante a tudo isso, um antigo cenário reaparece recheado de debates antigos e disputas, afinal, a grande rival da Samsung, Appel, volta a ser a única companhia do nicho a não fornecer aos seus clientes o assessório essencial, carregador. Como justificativa, a companhia americana informou que sua decisão de não oferecer é devido a questões de prevenção ao meio ambiente, visto que a companhia vem recebendo multas, além de estar sendo fiscalizada pelo Ministério da Justiça para que se cumpra o que é regulamentado pelos órgãos competentes.

Para Capez, “A Apple é a vilã da história. Nós continuamos a censurar a postura da companhia”. E a Apple, até então, não se pronunciou.

 

(Foto destaque: Smartphone da Samsung, linha Galaxy S22. Reprodução: UOL Samsung)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo