Notícias

Na Argentina, apagão causado por incêndio afeta 20 milhões de pessoas

Três linhas de transmissão foram afetadas por conta do incêndio que levou a corte no fornecimento de energia e descompensou o sistema de interconexão argentino.

02 Mar 2023 - 16h00 | Atualizado em 02 Mar 2023 - 16h00
Na Argentina, apagão causado por incêndio afeta 20 milhões de pessoas Lorena Bueri

Na quarta-feira (1°), a Argentina registrou uma interrupção no fornecimento de energia elétrica que acabou afetando 40% do país e cerca de 20 milhões de pessoas. Um incêndio em pastos perto de Buenos Aires cortou três linhas de transmissão de alta tensão de energia. 

O apagão prejudicou as províncias de Santa Fé, Mendoza, Córdoba, San Luis, San Juan, Santa Cruz, Catamarca, Formosa, Salta, La Rioja e Jujuy, além de grande parte da área metropolitana de Buenos Aires. 

Com as linhas cortadas, a usina nuclear Atucha I ficou fora de serviço, o que acabou gerando um desequilíbrio entre a procura e a oferta do sistema elétrico. O transporte acabou sendo gravemente afetado, por conta que as linhas de metrô pararam de funcionar por volta das 16h (horário da Argentina) e a população precisou recorrer a ônibus e carros para voltar para casa. O que acabou dificultando o trajeto e criando trânsito e também impulsionou filas longas em postos de gasolina. O governo da Argentina investiga se o incêndio foi causado pelas altas temperaturas e tempo seco.


Na Argentina, apagão causado por incêndio afeta 20 milhões de pessoas (Foto: Reprodução/LUIS ROBAYO/Getty Images)


O subsecretário de Energia, Santiago Yanotti, explicou ao canal C5N, que o apagão é grande e afeta a várias províncias. Em um momento de altas temperaturas como foi hoje em grande parte do país, o setor elétrico demandava 25 mil megawatts e, com o incêndio, 9 mil megawatts foram perdidos. Isto provocou uma ruptura no sistema. 

Por conta dos riscos das chamas, a companhia Nucleoeléctrica Argentina acabou optando por desativar a usina nuclear Atucha I, que fica localizada a 100 km de Buenos Aires.

Por conta da falta de luz, o serviço ferroviário da área metropolitana de Buenos Aires foi interrompido.

A Secretaria de Energia da Argentina é subordinada ao Ministério da Economia. Sergio Massa solicitou a investigação da Justiça para saber as causas do incêndio.

Para corrigir a situação, a administração nacional está orientando que outros distribuidores de energia aumentem a carga elétrica.

 

Foto Destaque: Captura de televisão da cidade de Buenos Aires às escuras - Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo