Empreendedorismo

NRF Retail’s Big Show: Conheça as tendências de empreendedorismo para 2023

As grandes temáticas da sociedade contemporânea, como as mudanças climáticas, surgimento de novas tecnologias e conflitos políticas, impactam diretamente nas demandas comerciais, criam desafios e também oportunidades

17 Mar 2023 - 20h00 | Atualizado em 17 Mar 2023 - 20h00
NRF Retail’s Big Show: Conheça as tendências de empreendedorismo para 2023 Lorena Bueri

O NRF Retail’s Big Show, que aconteceu em janeiro, é o maior evento do setor varejista do mundo, ocorre anualmente promovendo palestras e debates que discutem o que há de mais atual, entre desafios e tendências, na área. Este ano o Sebrae esteve no evento e reuniu as principais tendências para impulsionar os pequenos negócios em 2023. Foram 350 palestrantes reunidos em Nova York apresentando como as grandes temáticas do mundo contemporâneo, entre as mudanças climáticas, as novas tecnologias e as crises políticas, impactam os negócios. 

Criatividade automatizada


Livro “Alice and Sparkle”, criado a partir de base de dados de inteligência artificial - Ammaar Reshi (Arquivo pessoal)


Como o nome revela, trata-se de combinar criatividade com tecnologia, uma marca que tem sido associada ao rumos que a contemporaneidade tem tomado, pois em uma sociedade automatizada, com tantas funções mecânicas substituídas pelas máquinas, a imaginação humana é um diferencial insubstituível. Por isso, estão surgindo no mercado inteligências artificiais que possibilitam que as pessoas criem objetos e produtos artísticos mesmo sem habilidades técnicas, como tecnologias que auxiliam os usuários a criar pinturas e livros a partir de uma base de dados; ou mesmo fabricar em 3D, objetos originalmente em 2D, quase como uma impressora. 

Sustentabilidade


Sapatos da Insecta Shoes, marca brasileira que utiliza materiais recicláveis, ecológicos e com baixo impacto ambiental na produção (Reprodução/Instagram)


Mais do que um adjetivo, a sustentabilidade foi discutida no evento enquanto modo de comportamento em relação ao ambiente, sociedade e negócios. O mundo contemporâneo é capaz de manifestar esse conceito quando uma empresa se compromete em fornecer empregos para refugiados, afinal, toda uma família será impactada quando uma empresa valoriza alguém cuja mão de obra está disponível, mas às vezes é invisibilizada. Além disso,  levando em consideração como a exploração de recursos e as mudanças climáticas atingiram proporções impossíveis de manter a longo prazo, as soluções discutidas promoveram estratégias de produções que gerem menos impacto ambiental, como utilizar recursos renováveis e matérias primas que seriam descartadas e valorização de peças de segunda mão. 

Geração z


Geração z (Reprodução/FreePick)


Esta geração passa mais de 8 horas diárias na internet e são experts em tecnologia, resultado de terem nascido após o surgimento das tecnologias digitais. Mesmo assim, os adolescentes e adultos dessa geração também gostam de frequentar os estabelecimentos comerciais presencialmente. Desta forma, é importante unir suas tecnologias favoritas às lojas, como utilizar telas interativas  para apresentar os produtos e fornecer serviços de delivery pick-up, quando o cliente faz o pedido online e seleciona uma unidade física para ir buscá-lo pessoalmente. Além disso, este tópico relaciona-se também com as questões de sustentabilidade, pois esta geral tem sido a mais preocupada com as questões mencionadas. 

Nomadismo digital


Nômade digital (Reprodução/FreePick)


Ser um nômade digital já é uma tendência de alguns anos, mas novos serviços relacionados a esse público não param de surgir. Fatores como a pandemia de Covi-19, crises políticas e ambientais, desigualdades e inseguranças sociais econômicas impulsionam um número crescente de indivíduos a migrar para outro país ou mesmo não se fixar em nenhum, optando pelo nomadismo possibilitado pelo trabalho remoto. Desta forma, serviços de hospedagem pensados para as demandas desse tipo de viajante, como hostels, são formas de negócios que serão valorizadas.

Foto destaque: Empreendedores (Reprodução/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo