Notícias

NASA faz missão teste com foguete que irá até a Lua e voltará para a Terra

Por meio da espaçonave Orion, a missão sem tripulação da Artemis I tem como objetivo dar a volta na Lua e retornar à Terra, servindo como simulação para futuros lançamentos com tripulação.

3 min de leitura
23 Ago 2022 - 14h43 | Atualizado em 23 Ago 2022 - 14h43

"Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade". Essa frase dita pelo astronauta Neil Armstrong marcou um dos momentos mais importantes de toda a história humana, a chegada do homem à Lua. 53 anos depois, a NASA busca enviar uma nova tripulação ao satélite natural do nosso planeta. O projeto Artemis será o primeiro que fará uma viagem de ida e volta à Lua, e será responsável por enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície lunar até 2025. Com isso, um lançamento não-tripulado está programado para ser realizado na próxima segunda-feira (29) como forma de simular as condições que os futuros tripulantes passarão ao longo da viagem. 

A Artemis I será a missão que iniciará o programa Artemis da NASA, cujo objetivo é levar os humanos de volta à Lua. Nessa missão, a espaçonave Orion percorrerá uma distância de 2,1 milhões de quilômetros, que vai além da Lua e retornará à Terra. E assim que for lançada, ela irá alcançar uma órbita retrógrada distante ao redor da Lua, ou seja, a espaçonave irá girar no sentido oposto ao do astro, chegando a ficar a uma distância de 64 mil quilômetros do lado oculto da Lua, segundo a Agência Espacial Norte-Americana. 


Espaçonave Orion na missão Artemis I (Foto: Reprodução/Nasa/Ben Smegelsky)


A missão será realizada sem tripulação, portanto o comandante da Orion será o Comandante Moonkin Campos, um manequim adaptado para coletar dados de missões espaciais para utilizá-los em futuras missões tripuladas. O manequim estará equipado com o novo traje Orion Crew Survival System, o mesmo uniforme que os astronautas usarão em missões futuras e passará por todas as etapas dos 42 dias de missão, desde o lançamento no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, no dia 29 de agosto, até o retorno à Terra, que acontecerá no dia 10 de outubro na costa de San Diego, no Oceano Pacífico. E o retorno da Orion será o mais rápido e o mais quente entre todas as espaçonaves que voltaram à Terra.

 

Foto destaque:  Lua (Reprodução/NASA)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo