Money

Mulheres no topo: percentual de liderança feminina em startups aumenta quatro vezes em 2022

Apesar dos números serem motivadores, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios diante de um mercado que não está preparado para recebê-las.

08 Mar 2023 - 21h00 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 21h00
Mulheres no topo: percentual de liderança feminina em startups aumenta quatro vezes em 2022 Lorena Bueri

Mulheres têm ganhado projeção no mercado de startups. Segundo estudo realizado pela Efund, cerca de 13,7% de startups que buscaram investimento no equity crowdfunding eram geridos por mulheres. O número representa 4 vezes a procura do investimento em relação ao ano de 2021, que apresentou 3%. 

Igor Romeiro, CEO da Efund, afirma que mesmo os números apresentando uma maior participação das mulheres frente às startups, ainda é baixa em relação aos homens. O CEO acrescenta que as mulheres têm grande potencial de receber a mais por dólar investido, mas enfrentam dificuldades em um mercado que não busca apoiar e receber.

Além disso, o Romeiro falou sobre estudo feito pelo fundo de capital de risco First Round Capital, que mostrou que cerca de 63% das startups que melhor se desempenham no mercado são lideradas por mulheres. O  Boston Consulting Group, também realizou estudo na mesma vertente e mostrou que a cada dólar investido pelas mulheres em suas startups, há um retorno em sua receita de cerca de 2,5 vezes mais em relação aos homens. 


Empresas lideradas por mulheres apresentam mais lucros (Reprodução/ÉpocaNegócios)


O levantamento feito pelo  O Gender Gap Report 2022 (Relatório de Diferença de Gênero), analisou 146 países e identificou que os números de empreendimentos femininos aumentaram 41% ante aos números masculinos, que  cresceram cerca de  22%. Outra pesquisa realizada  Global Entrepreneurship Monitor em conjunto com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contabilizou cerca de 30 milhões de empreendimentos femininos, representando mais da metade de um total de 52 milhões de empreendimentos.  A faixa etária das empreendedoras é de 22 a 35 anos, elas investem principalmente em segmentos de alimentação, moda, estética e beleza.

Apesar dos números serem motivadores, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios. Segundo levantamento do Layoffs Brasil, a pedido do O Globo, identificou que as demissões em cargos de lideranças atingem mais as mulheres (58%) do que os homens (41%).  Os números se tornam cada vez maiores quando se desce o nível do cargo. A pesquisa identificou que em contratação de níveis juniores o número corresponde a 61%, e 71% referentes ao cargo de estagiária.

Foto destaque: Mulheres representando líderes de négocios. Reprodução/PagBank.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo