Notícias

Motoristas que se inscreverem no cadastro de bons condutores vão ter oportunidade de ganhar vantagens

Com o cadastro de bons condutores, é possível ganhar reduções em taxas, descontos em pedágios e ofertas de Cash back. Será válido apenas para aqueles que não cometeram infrações nos últimos 12 meses.

3 min de leitura
22 Set 2022 - 20h10 | Atualizado em 22 Set 2022 - 20h10

Nesta quinta-feira (22), começa a valer o Registro Nacional Positivo de Bons Condutores (RNPC) em todo o país. A iniciativa foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados e visa premiar os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Devido a necessidade da autorização do acesso à informação, o cadastro não é automático, aqueles que desejarem participar podem se cadastrar pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito ou pelo aplicativo "carteira digital".  

Apesar do cadastro iniciar agora, as vantagens só poderão ser concedidas a partir do dia 13 de outubro, quando será ativado. Alguns dos benefícios para quem não cometeu infrações são: redução em taxas, novas condições para locar veículos e contratar seguros, desconto em pedágio e ofertas de cash back. O motorista que a carteira estiver cassada, vencida a mais de 30 dias ou com o direito de dirigir suspenso terá o registro excluído. 


               Trânsito intenso. (Reprodução/Imagem:uol) 


Ainda é uma dúvida se a medida pode realmente contribuir para alguma mudança em relação ao trânsito no Brasil. Para o especialista em segurança viária Antônio Monteiro,a medida pode estabelecer ganhos: "Existe uma série de situações para o futuro que vai trazer benefícios para esse motorista, então entende-se sim, que será uma medida positiva para que outros motoristas se coloquem no lugar desses bons motoristas. Mas entendo também que para resolver realmente o problema do trânsito no Brasil, diminuindo a questão dos acidentes, é necessário ampliar a questão da fiscalização e tirar essa sensação de impunidade."

O lançamento faz parte das ações da semana nacional de trânsito. A consulta ao registro será garantida a todo cidadão, sendo a atualização do sistema feita até o oitavo dia de cada mês. O motorista precisará fornecer nome completo e CPF para identificar se seu nome está na lista. Esse benefício é uma tentativa de diminuir as fatalidades que podem ocorrer em função de algumas imprudências, já que, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 31.468 pessoas morreram em decorrência do trânsito em 2021.

 

Foto de capa: Motorista segurando o volante. (Imagem: Blog da Zapay)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo