Moda

Morre, aos 84 anos, o estilista japonês Issey Miyake

O famoso estilista japonês, Issey Miyake, morreu aos 84 anos de câncer no dia 5 de agosto. Saiba um pouco da história do estilista e os passos que o tornaram tão aclamado.

10 Ago 2022 - 10h00 | Atualizado em 10 Ago 2022 - 10h00
Morre, aos 84 anos, o estilista japonês Issey Miyake Lorena Bueri

O famoso estilista japonês, Issey Miyake, cujas roupas plissadas atemporais o tornaram um dos queridinhos da indústria, morreu aos 84 anos. Ele morreu de câncer no dia 5 de agosto, confirmou seu escritório à CNN nesta terça-feira, dia 9 de julho.

Um funeral já foi realizado com sua família e amigos próximos, afirmou seu escritório, acrescentando que uma cerimônia memorial não será realizada, seguindo os desejos de Miyake.

Miyake tornou-se destaque internacional na década de 1980 com designs de vanguarda, considerados itens de colecionador.


Issey Miyake (Foto: Reprodução/Divulgação)


Atualmente, seus projetos são preservados em instituições como o Victoria and Albert Museum de Londres, o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte da Filadélfia.

Miyake nasceu em Hiroshima, Japão, no ano de 1938. A bomba que foi lançada sobre a cidade em 1945 o deixou com uma dificuldade de caminhar, a qual o acompanhou até a idade adulta, e sua mãe faleceu três anos depois da exposição à radiação.

Decidido a não ser rotulado como o designer que escapou da bomba atômica, ele não mencionou sua infância traumática até 2009, quando escreveu sobre a experiência em um editorial de apoio ao desarmamento nuclear, publicado no New York Times.


Coleção de 2019 de Issey Miyake (Foto: Reprodução/Divulgação)


Miyake estudou design gráfico na Tama Art University de Tóquio antes de se mudar para Paris no ano de 1965. Lá, ele se matriculou na renomada escola de alfaiataria e costura École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne.

Em Paris, Miyake trabalhou para Guy Laroche e Hubert de Givenchy, dois dos maiores nomes da alta costura, e depois se mudou para Nova York para ajudar Geoffrey Beene.

No ano de 1970, ele fundou seu próprio estúdio de design em Tóquio. Seus primeiros desenhos mesclavam Oriente e Ocidente, usando técnicas japonesas de bordado e desenhos de tatuagem.


Issey Miyake (Reprodução/Divulgação)


Na década de 1980, ele começou a desenvolver um novo tecido que podia se expandir verticalmente com centenas de pequenas dobras. Ele usou como inspiração os vestidos de seda plissados ​​Delphos desenhados por Henriette Negrin e seu marido Mariano Fortuny no início de 1900.

Miyake levou sua ideia a frente, misturando técnicas tradicionais e recém-desenvolvidas para criar roupas plissadas permanentes que eram ao mesmo tempo inovadoras e confortáveis.

O estilista recebeu vários prêmios por seu trabalho como designer de moda e como artista.

Foto destaque: Issey Miyake (Reprodução/Divulgação).

VEJA TAMBÉM

Câmara dos EUA dá passo adiante para aprovação do financiamento à Ucrânia e Israel  Lorena Bueri

Câmara dos EUA dá passo adiante para aprovação do financiamento à Ucrânia e Israel

O avanço acontece dois meses após aprovação do pacote de US$ 95 bilhões pelo Senado americano; Projetos de Lei buscam oferecer ajuda externa, o que inclui o financiamento para proteção das fronteiras de ambos os países
Tons terrosos são destaque na maquiagem para o outono de 2024 Lorena Bueri

Tons terrosos são destaque na maquiagem para o outono de 2024

A cor marrom vai bombar no outono: dos desfiles do SPFW às celebridades internacionais, os tons terrosos estão em destaque entre os maquiadores
Índia inicia sua histórica eleição geral, um processo que se entenderá por semanas Lorena Bueri

Índia inicia sua histórica eleição geral, um processo que se entenderá por semanas

As eleições gerais na Índia começaram, marcando o início de um evento crucial, com quase 1 bilhão de eleitores, o país está no centro de uma batalha política que definirá seu curso futuro
Pesquisa comprova que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de câncer  Lorena Bueri

Pesquisa comprova que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de câncer 

Em Singapura um estudo mostrou que consumir alimentos ultraprocessados, os famosos “junk food”, pode “desligar” o mecanismo de defesa contra o câncer 
MC Ryan assume equívoco em documentação da Ferrari e após checagem, PF libera o veículo Lorena Bueri

MC Ryan assume equívoco em documentação da Ferrari e após checagem, PF libera o veículo

MC Ryan enfrenta investigação da Polícia Federal após erro em documentação de Ferrari; cantor assume falha e declara constrangimento em declaração à imprensa
Centrais Elétricas do equador estão em estado crítico após informações cruciais serem ocultadas Lorena Bueri

Centrais Elétricas do equador estão em estado crítico após informações cruciais serem ocultadas

Daniel Noboio se pronuncia sobre a suposta sabotagem no sistema energético e afirma já ter demetido uma ministra envolvida e denunciado o caso
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo