Música

Morre, aos 71 anos, o músico premiado Ryuichi Sakamoto

O músico havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014. A notícia foi divulgada por sua equipe. Sakamoto ficou conhecido por receber um Oscar em 1988.

02 Abr 2023 - 19h10 | Atualizado em 02 Abr 2023 - 19h10
Morre, aos 71 anos, o músico premiado Ryuichi Sakamoto Lorena Bueri

Morreu na última terça-feira (28), o ator, músico e compositor Ryuichi Sakamoto. Com 71 anos, o comunicado foi divulgado pela sua equipe na manhã de hoje (2).

Vencedor do Oscar, Sakamoto foi um dos nomes mais influentes na música eletrônica. Foi tecladista do grupo Yellow Magic Orchestra, um dos pioneiros no uso de sintetizadores e drum machines. No final dos anos 70, Sakamoto lançou projetos que influenciaram gêneros musicais, como a música eletrônica e o hip-hop.

Além de músico, o artista também atuava. Viveu o vilão Capitão Yonoi no longa-metragem “Furyo, em Nome da Honra”. Filme dirigido por Nagisa Oshima e lançado em 1983, que tinha também no elenco o cantor David Bowie.


Sakamoto viveu o antagonista Capitão Yonoi no filme "Furyo, em Nome da Honra". (Foto: Reprodução/Oshima Productions)


Ainda seguindo pela sétima arte, Sakamoto foi responsável pela trilha sonora do filme “O Último Imperador”, dirigido por Bernardo Bertolucci, de 1987. O filme foi venceu diversas categorias no Oscar. Dentre elas, “Melhor Direção”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhor Trilha Sonora Original”.

Ryuichi Sakamoto era fã de artistas brasileiros, principalmente Tom Jobim. Realizou parcerias com os renomados cantores de MPB, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 2001, em parceria com Jaques e Paula Morelenbaum, lançou o disco “Casa”, que foi gravado na antiga casa de Tom Jobim.

Já com Caetano, gravou a canção “Lindeza”, lançada em 1991 e que fez parte do disco “Circuladô de fulô”. Em 1995, Caetano e Sakamoto realizaram um show em homenagem a Tom Jobim. A homenagem também foi repetida por Sakamoto em parceria com Gilberto Gil.


Caetano Veloso e Ryuichi Sakamoto. (Foto: Reprodução/Instagram)


No Instagram, em seu perfil pessoal, Caetano postou fotos com Sakamoto e escreveu: "Tenho as melhores lembranças de Sakamoto. O grande músico japonês encantou, fascinou e assustou os brasileiros com a figura andrógina estilizada que ele cultivou na juventude. Mas a música é que era tudo. Tenho orgulho de ter gravado com ele e de ter me tornado seu camarada, honra que devo a Arto Lindsay, que era amigo dele e o aproximou de mim. O mundo dá adeus comovido a um dos seus maiores músicos".

Ryuichi Sakamoto havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014. O músico faleceu em decorrência da doença e foi sepultado em um funeral privado.

 

Foto destaque: Ryuichi Sakamoto em junho de 2016. Foto: Joel Saget/AFP/Getty Images

VEJA TAMBÉM

Seleção pode fazer amistosos contra México e EUA antes da Copa América de 2024 Lorena Bueri

Seleção pode fazer amistosos contra México e EUA antes da Copa América de 2024

Os confrontos devem acontecer depois das partidas contra Inglaterra e Espanha, com Diniz no comando, os locais ainda estão sendo definidos
Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.  Lorena Bueri

Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.

A nova temporada está prevista para chegar às telas em 2024, no verão americano, com menos episódios que a temporada anterior, de acordo com a diretora Clare Kilner
Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo Lorena Bueri

Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo

Casada com David Beckham e dona de uma fortuna, a estilista Victoria Beckham virou o assunto mais falado do momento por ter entrado para o ranking das mulheres de jogadores mais ricas do mundo
Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta Lorena Bueri

Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta

A carta, publicada pela “Artists for Palestine UK” na última quinta-feira (30) e direcionada ao “Setor das Artes e da Cultura”, foi assinada por cerca de 1.300 artistas.
Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024 Lorena Bueri

Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024

Com 92 partidas e 4 gols, influência e experiência do zagueiro argentino se estende além do campo e garante renovação essencial no clube.
STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense Lorena Bueri

STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense

Os atletas que foram expulsos no recente confronto entre Flamengo e Fluminense enfrentarão um julgamento marcado para a próxima terça-feira (12)
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo