Notícias

Morre Papa emérito Bento XVI

O funeral de Bento XVI será presidido pelo Papa Francisco. O corpo será exposto na Basílica de São Pedro para quem desejar se despedir do religioso.

31 Dez 2022 - 10h40 | Atualizado em 31 Dez 2022 - 10h40
Morre Papa emérito Bento XVI  Lorena Bueri

A morte de Bento XVI, 95 anos, foi anunciada neste sábado e pegou o mundo de surpresa.

O nome de batismo,não muito conhecido,era Joseph Ratzinger. O alemão conhecido como Bento foi o primeiro a renunciar ao cargo desde o Papa Gregório XII,em 1414. 

A saída dele foi anunciada na manhã de 11 de fevereiro de 2013 mas seu papado só seria oficialmente encerrado em 28 do mesmo mês,de acordo com o Vaticano.

Na época, o Papa comunicou a todos que a fragilidade de sua saúde era a principal razão do afastamento de suas funções como líder da Igreja Católica.


 

 

Papa Francisco e Bento XVI. Foto ( reprodução\ elpaís) 


O funeral de um papa é totalmente organizado com base em tradições antigas, contudo não há certezas quanto a essas regras,pois esse caso é um diferente. 

Bento XVI renunciou sua posição,o que foge bastante da tradição entre os espirituais da Igreja que normalmente ficam no cargo até a morte. Não se sabe ainda os detalhes desta cerimônia.

O que se sabe é que o corpo de Bento XVI será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira. O Vaticano anunciou também que o Papa Francisco irá conduzir o funeral de seu antecessor. Será a primeira vez na história da Igreja católica que um papa em exercício presidirá o funeral de um Pontífice emérito. 

Como foi dito,não se sabe os pormenores dessa cerimônia,como por exemplo,se o alemão vai usar a as tradicionais vestes vermelhas papais e o pálio - tradicional colarinho de lã branca - ou se os noventa dias de luto chamado novendiale irão ser decretados. 

Não se sabe se líderes mundiais irão velar o corpo de Bento ou onde ele será enterrado. Na história moderna é a primeira vez que um papa emérito precisa ser velado. 

Além disso,também não será convocado o conclave,que consiste numa reunião dos líderes eclesiásticos para definir um novo líder para uma das maiores instituições do planeta. Após definir o novo pontífice nessa reunião a portas fechadas,a tradicional Capela Sistina libera a fumaça branca. Dessa vez nada disso vai acontecer já que não há um vácuo de poder. 

Uma das poucas certezas é que a liturgia do funeral será totalmente embasada no ritual tradicional seguido em rituais papais. O único "detalhe" que muda os rumos dessas regras litúrgicas é que normalmente quem lidera essa cerimônia é um decano dos cardeais ou um cardeal designidado,mas dessa vez quem vai conduzir é o Papa Francisco. 

É importante lembrar que a alguns dias atrás o Papa Francisco pediu orações pela vida de Bento XVI que de acordo com ele estava muito doente. Bento vivia recluso desde sua renúncia.

 

Foto destaque: (reprodução\terra) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo