Notícias

Moraes prorroga inquérito das milicias digitais por mais 90 dias

Investigação sobre as milícias digitais voltada para destruição da democracia foi aberta em julho de 2021. O Ministro do STF concedeu mais 90 dias para apuração.

12 Jul 2022 - 22h09 | Atualizado em 12 Jul 2022 - 22h09
Moraes prorroga inquérito das milicias digitais por mais 90 dias Lorena Bueri

O Ministro do STF, Alexandre de Moraes, prorrogou por mais 90 dias o inquérito que apura a existência de milícias digitais. Na decisão, Moraes levou em consideração a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art.10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de julho de 2022), o presente inquérito", disse. 


Desenho representando a disseminação das Fake News (Foto/Reprodução/OutrasPalavras)


Na decisão que o fez abrir o inquérito, Moraes afirmou que as investigações “apontaram fortes indícios da existência de uma organização criminosa voltada a promover diversas condutas para desestabilizar e, por que não, destruir os Poderes Legislativo e Judiciário a partir de uma insana lógica de prevalência absoluta de um único poder nas decisões do Estado”.

O inquérito foi instaurado a partir de indícios e provas da existência de uma organização criminosa digital, que se move em núcleos políticos, de produção, de publicidade e financiamento, com finalidade de destruir a democracia. O inquérito tem como alvo diversas pessoas públicas que, por meio das redes sociais, se organizam para atacar as instituições democráticas. O maior alvo é o blogueiro ligado ao pesidente Jair Messias Bolsonaro (PL), Allan dos Santos.

Outros apoiadores também são alvos de investigações da Polícia Federal, como o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal passou a investigar a relação do presidente Jair Messias Bolsonaro com ligação as milícias digitais, onde pessoas ligadas a ele são investigadas. 

“Identifica-se a atuação de uma estrutura que opera especialmente por meio de um autodenominado 'gabinete do ódio': um grupo que produz conteúdos e/ou promove postagens em redes sociais atacando pessoas (alvos) – os 'espantalhos' escolhidos – previamente eleitas pelos integrantes da organização, difundindo-as por múltiplos canais de comunicação [...], especialmente as redes sociais”, escreveu a Polícia Federal. 

Foto Destaque : Alexandre Moraes. Reprodução/G1.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo