Notícias

Monkeypox pode ser fatal para quem tem AIDS em estado avançado

Um estudo de equipes de Brasil, Estados Unidos, Espanha, México, Reino Unido, publicou essa semana um estudo na revista Lancet onde afirmam que as taxas de mortalidade são altas para quem tem AIDS em estado avançado e se contagia com a Monkeypox.

23 Fev 2023 - 15h10 | Atualizado em 23 Fev 2023 - 15h10
Monkeypox pode ser fatal para quem tem AIDS em estado avançado Lorena Bueri

Uma descoberta feita por pesquisadores de Brasil, Estados Unidos, Espanha, México, Reino Unido descobriram por meio de estudos que pacientes com HIV podem contrair a forma mais grave da Monkeypox, ou varíola dos macacos, e pedem para que ela seja incluída na lista de doenças especialmente perigosas para pessoas com AIDS.

Os cientistas responsáveis pelo estudo, escreveram um artigo na revista científica LANCET, e em uma de suas páginas, descreve que “Nossa grande série de casos descreve uma forma grave e disseminada de infecção por mpox com 15% de mortalidade em indivíduos com doença avançada relacionada ao HIV caracterizada por contagens de células CD4 (células do sistema imunológico que são o principal alvo do HIV) abaixo de 200 células por mm3”.

Ao todo, foram 382 pacientes monitorados, todos portadores do vírus HIV, e que foram infectados com o vírus do  Monkeypox, em 19 países do mundo e 27 morreram. Durante a investigação dos casos, os cientistas encontraram uma forma de manifestação da doença, chamada por eles de “MPOX fulimante”, por ser grave nos pacientes que tem números baixos de células de defesa, que é o caso dos portadores da AIDS.


Teste de diagnóstico para a doença Monkeypox ou varíola dos macacos (Foto:Reprodução/Twitter/@SBT)


Ainda de acordo com os pesquisadores, “Esta forma fulminante de mpox é caracterizada por lesões necrotizantes maciças da pele, cutâneas e mucosas genitais e não genitais, e às vezes é acompanhada por envolvimento pulmonar com opacidades nodulares multifocais ou insuficiência respiratória e infecções bacterianas secundárias graves cutâneas e sanguíneas”.

Até então, não se sabia ao certo os efeitos da doença e suas manifestações em pessoas com imunidade baixa, os imunossupressores. Com esse estudo, os pesquisadores creem que as autoridades de saúde possam dar prioridade na vacinação a pessoas elegíveis o mais rápido possível, e além disso, foi pedido no artigo que a doença seja na lista de doenças especialmente perigosas para pessoas com AIDS.

Desde que a doença começou a se disseminar pelo mundo, o Brasil é o segundo país com mais casos da doença e óbitos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A monkeypox é considerada pela OMS como emergência mundial de saúde desde julho de 2022.

 

Foto Destaque: Vírus Monkeypox - Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo