Notícias

Moderna processa BioNTech e Pfizer pela patente de vacina da covid-19

Empresa alega que BioNTech e Pfizer copiaram a tecnologia e violaram suas patentes. Esse tipo de litígio não é incomum em estágios iniciais de uma nova tecnologia.

26 Ago 2022 - 14h47 | Atualizado em 26 Ago 2022 - 14h47
Moderna processa BioNTech e Pfizer pela patente de vacina da covid-19 Lorena Bueri

A empresa de biotecnologia americana Moderna, nesta sexta-feira (26), anunciou que apresentará uma denúncia contra a BioNTech e Pfizer por violação de patente sobre sua vacina de mRNA contra a covid-19. O processo busca indenizações monetárias indeterminadas e está sendo aberto no Tribunal Distrital dos EUA em Massachusetts e no Tribunal Regional de Dusseldorf, na Alemanha.

“Estamos entrando com essas ações para proteger a plataforma inovadora de tecnologia de mRNA na qual fomos pioneiros, investimos bilhões de dólares na criação e patenteamos durante a década anterior à pandemia de Covid-19. Essa tecnologia inovadora foi crucial para o desenvolvimento da própria vacina de RNA mensageiro da Moderna, a Spikevax. A Pfizer e a BioNTech copiaram essa tecnologia, sem a permissão da Moderna, para fabricar o Comirnaty”, disse em comunicado a presidente-executiva da Moderna, Stephane Bancel.


Vacinas contra a Covid-19 usam tecnologias de RNA mensageiro. (Foto: Dado Ruvic/Reuters)


As empresas Moderna e Pfizer/BioNTech, foram as primeiras empresas do setor a fabricar as vacinas contra a Covid-19. Graças à tecnologia de RNA mensageiro, que permite que as células humanas fabriquem proteínas presentes no vírus para acostumar o sistema imunológico a reconhecê-lo e neutralizá-lo.

Até então, as vacinas se baseavam em formas inativas do vírus para treinar o corpo para se defender. A produção de remédios e ensaios clínicos para verificar sua segurança, levaria vários anos. A tecnologias de RNA mensageiro está entre as mais injetadas no mundo, foi o resultado de quatro décadas de pesquisas que superam inúmeros obstáculos.

A Pfizer e a BioNTech já estão envolvidas em outros vários processos judiciais de outras empresas sobre infringir suas patentes. O Cure Vac 5cv.DE, da Alemanha, entrou com uma ação contra a BioNTech em julho. A Moderna também foi processada por violação de patente nos Estados Unidos e tem uma disputa em andamento com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA sobre os direitos da tecnologia de mRNA.

Foto destaque: Moderna processa Pfizer e BioNTech por violação de patente. Reprodução/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo