Moda

Moda vintage de Roberto Cavalli é sucesso entre as celebridades

Os designers maximalistas do estilista Roberto Cavalli se tornaram uma tendência entre as celebridades e fashionistas com o retorno da moda dos anos 90 e 2000.

25 Jul 2022 - 09h41 | Atualizado em 25 Jul 2022 - 09h41
Moda vintage de Roberto Cavalli é sucesso entre as celebridades Lorena Bueri

Os looks vintage estão em alta no momento. As fashionistas millenials e da geração Z se aventuram em brechós de luxos e nos arquivos de suas marcas favoritas em busca de atualizar seu armário com a tendencia retrô da vez. Entre as principais grifes, as quais mais se destacam na volta de seus designs, estão Louis Vuitton, Chanel, Versace, Dior, mais especificamente as criações de John Galliano, e Roberto Cavalli.

A marca icônica do estilista italiano Roberto Cavalli, agora com 81 anos, sempre trouxe como referência o “mais é mais”. Ao longo do meio século de história da casa, vários outros designers tentaram reinterpretar os códigos maximalistas de Cavalli, como por exemplo Peter Dundas, Paul Surridge e, mais recentemente, Fausto Puglisi, nomeado diretor criativo da grife em 2020.


Megan Thee Stalion usando um vestido Roberto Cavalli (Foto: Reprodução/Getty Images)


Apesar de ter assumido a marca durante um cenário de moda pandêmico, marcado por desfiles phygital e looks registrados apenas da cintura para a cima, em reuniões e conferências online, o trabalho de Fausto Puglisi chamou atenção de celebridades como Doja Cat, Cardi B, Beyoncé, Jennifer Lopez, Lizzo, Megan Thee Stallion e Miley Cyrus. O porquê? Ele se inspira diretamente da fonte que consagrou a assinatura do fundador da marca. "Cavalli é uma forma de autoexpressão, de moda extravagante e excentricidade opulenta. É italiano, rápido como uma Ferrari, barulhento e ousado”, disse o estilista à edição britânica da Vogue.

Aproveitando a volta das tendências do começo do milênio e o auge da moda Y2K (abreviação em inglês para anos dois mil), Fausto reinventou criações vintage queridas pelo público, como a icônica estampa de tigre da coleção outono/inverno 2000, que marcou presença em sua coleção primavera/verão 2022, atraindo uma base de fãs e celebridades da nova geração.


Kim Kardashian de top de couro Roberto Cavalli (Foto: Reprodução/Instagram)


A onda de pesquisa e o retorno de códigos do acervo Roberto Cavalli, iniciado por Fausto, despertou um interesse por peças originais nos consumidores da marca. Christelle McCracken, fundadora do My Runway Archive, uma loja londrina especializada em moda dos anos 90 e 2000, aponta Bella Hadid e Kim Kardashian como catalisadoras do hype. “Uma vez que você tem duas das maiores criadoras de tendências do mundo revirando um determinado arquivo, não demora muito para que outras estrelas sigam o exemplo”, explicou. “Passamos por períodos de minimalismo, mas agora as pessoas são atraídas por designs grandiosos e exagerados e acho que é por isso que também vimos uma onda de interesse em Cavalli e suas criações".

Os itens vintage de Cavalli que mais fazem sucesso são os vestidos, os quais roubam a cena, os jeans criados nos anos 90 e as peças de couro, as quais são verdadeiros itens de colecionador. 

Foto destaque: Bella Hadid usando um vestido floral Roberto Cavalli. Reprodução/Jerritt Clark. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo