Colunista

Mitos x Verdades do mercado financeiro: Tudo o que você precisa saber antes de começar a investir

Saiba tudo o que o mercado financeiro tem a oferecer e a verdade por trás de muitas especulações

04 Ago 2022 - 14h10 | Atualizado em 04 Ago 2022 - 14h10
Mitos x Verdades do mercado financeiro: Tudo o que você precisa saber antes de começar a investir Lorena Bueri

Olá, Investidor e Investidora, sejam bem-vindos a minha coluna! Sou Rafa Augusto, empresário, influencer e investidor. Trabalho no mercado financeiro desde 2011 e aqui você terá o conhecimento necessário para entender as principais estratégias sobre o mercado financeiro e suas operações. Nessa primeira matéria irei abordar sobre algo muito importante: as falácias que giram entorno do mercado financeiro!

O mercado financeiro envolve basicamente a compra e venda de ações e contratos futuros que ocorrem entre a abertura e o fechamento de um pregão (na modalidade day trade). Chamamos de pregão o momento do dia no qual acontecem as negociações de ações e outros ativos. Esse é o período em que a bolsa está aberta para operações de compra e venda de ações e contratos futuros.

Na modalidade day trade as operações podem durar segundos, minutos, horas ou até mesmo se estenderem por vários dias se transformando na modalidade swing trade, o que nos permite lucrar com as oscilações de preço sofridas pelo ativo nesse período. É sempre importante esclarecer alguns mitos e algumas verdades que rondam o mercado financeiro. Por isso, nessa matéria iremos abordar sobre o assunto!

MITOS X VERDADES

“Vou ficar muito rico rapidamente”

MITO! Se você está pensando em enriquecer rapidamente, estou aqui para decepcioná-lo. Como em todas as transações que envolvem compra e venda, o mercado financeiro pode ser arriscado se você não souber o que está fazendo. Então, antes de ficar com sede, estude muito, pratique mais e comece devagar.

Justamente por isso desenvolvo diversos cursos com o foco no aprendizado e principalmente na formação mental do aluno.


Investimento no mercado financeiro (Foto: Reprodução/Divulgação)


As operações não envolvem riscos”

MITO! Qualquer investimento de capital tem riscos. No entanto, conseguimos minimizar tais riscos obtendo um estudo aprimorado dentro de cada modalidade de investimento. Levando em conta que para minimizar os riscos utilizamos o gerenciamento de risco, como o seu nome já diz, é a forma mais segura de proteger o seu capital considerando as oscilações existentes no mercado financeiro.

“Vou pagar mais impostos”

VERDADE! A taxa de imposto para a modalidade day trade é de 20% do lucro líquido. No swing trading, esse valor é de 15%. Mas calma: você só será cobrado do imposto se houver lucro, sem a possibilidade de ser tributado duas vezes.

“Preciso analisar gráfico toda hora”

MITO! Você pode escolher uma hora do dia para acompanhar – manhã ou tarde, por exemplo. E também configurar avisos em sua plataforma para que seja notificado de novas possibilidades de operações de acordo com a sua própria análise já estabelecida. (ex: a plataforma te avisa quando o mercado chegar até um ponto de entrada que você deseja).


Investimento no mercado financeiro (Foto: Reprodução/Divulgação)


É muito importante nunca parar de estudar. Se você opera durante o dia, reserve o período da tarde ou da noite para aprimorar suas estratégias. Faça sempre backtests, replays de mercado, anotações no diário de trade e acredite fielmente na sua estratégia.

“Preciso de muito dinheiro para começar a investir”

MITO! Com capital relativamente baixo, você já pode começar a trabalhar na bolsa de valores. E, honestamente, começar com menos é a melhor estratégia. Isso faz com que você realmente aprenda sem perder muito dinheiro, lembre-se que, sempre aprendemos com os erros e acertos, e como tudo no início é necessário investimento.


Investimento no mercado financeiro (Foto: Reprodução/Divulgação)


Os mitos e verdades acerca do mercado financeiro são muitos! Por isso, sempre questione todos os profissionais do ramo educacional que “vendem” promessas e sonhos, e pesquise a fundo se a metodologia de tais profissionais realmente funciona, e se a mesma é aplicada diariamente por eles mesmo. Saiba criar o seu próprio alicerce, com todo cuidado e suporte possível. Entre nas minhas redes sociais e confira todo conteúdo gerado diariamente, dentre eles, um valioso conteúdo disponível gratuitamente no meu canal do youtube, e veja como você pode se aprimorar no mercado financeiro!

 

Foto destaque: Investimento na bolsa. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo