Mundo Animal

Mistério por trás de gravidez intrigante de macaca é revelado depois de 2 anos

O teste de DNA que revelou o mistério só ficou pronto depois de 2 anos por conta da superproteção de Momo para com seu filhote, o que impediu os profissionais de coletarem o material.

08 Fev 2023 - 21h18 | Atualizado em 08 Fev 2023 - 21h18
Mistério por trás de gravidez intrigante de macaca é revelado depois de 2 anos  Lorena Bueri

Momo é uma macaca que vivia isolada em uma jaula com arames e tábuas no Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, em Nagasaki (Japão). No ano de 2020, ela surpreendeu os funcionários ao aparecer grávida.

Ela deu a luz em fevereiro do ano seguinte, mas só agora o mistério da gravidez foi solucionado.

O estudo responsável pelo teste de DNA demorou 2 anos pra ficar pronto, Jun Yamano, a superintendente do zoológico, revelou ao site Vice News que essa demora se deu por conta da superproteção de Momo para com o filhote, já que os responsáveis pela coleta não conseguiam chegar perto do animal.O teste foi feito por meio da coleta de pelos dos animais.

O teste de DNA revelou que Momo se relacionou com um outro macaco do mesmo zoológico, itoh, um gibão, de 34 anos. Os animais não se viam muito, morando em jaulas separadas, e os encontros aconteciam apenas em um espaço de exibição em comum. Mas a copulação foi possível por meio de um buraco de 9 milímetros de diâmetro na parede que divide este espaço.


Imagem ilustrativa de Macaco Gibão (Reprodução/YouTube)


 Agora, os responsáveis pelo zoológico pretendem unir a família em uma única gaiola. Yamano reforçou como é importante que os macacos se sintam confortáveis juntos antes de ficarem no mesmo recinto:  “Eles precisam se acostumar primeiro. Mas espero que vivam juntos como uma família”, disse.

Gibão

" Gibão" ou "símeo inferior"  são as denominações vulgares dadas aos primatas pertencentes à família Hylobatidae. Este grupo compõe a super-família Hominoidea juntamente com os hominídeos. A comunidade tem seu habitat natural em florestas tropicais e sub-tropicais da Índia, Indonésia e na República Popular da China.

Têm entre 45 a 90 cm de altura, e possuem uma estrutura óssea muito semelhante com a dos seres humanos, além disso, são os únicos primatas que são bípedes, além dos humanos.

Foto de destaque: Momo com seu filhote / Reprodução: CNN Brasil 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo