Tech

Missão resgate: Rússia envia cápsula para resgatar três tripulantes

A Soyuz garantirá o retorno dos cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin e do astronauta da Nasa Frank Rubio, que estão em missão desde setembro do ano passado.

25 Fev 2023 - 11h10 | Atualizado em 25 Fev 2023 - 11h10
Missão resgate: Rússia envia cápsula para resgatar três tripulantes Lorena Bueri

Na sexta-feira (24), a Rússia enviou um foguete e uma cápsula Soyuz MS-23 com objetivo de resgatar três tripulantes que estão presos na Estação Espacial Internacional devido a um vazamento. De acordo com a Agência Tass, portal de notícias russo, o foguete com a cápsula foi lançado sem tripulação, e a previsão é de que ela atraque na Estação Espacial, hoje.

O vazamento que impossibilitou que os astronautas terminassem sua missão em março, de acordo com a Nasa e a Roscosmos, foi causado por micrometeoróide que atingiu a cápsula em alta velocidade. A colisão provocou o vazamento do fluído que é responsável pelo controle das temperaturas dentro da cabine e alterou as rotinas da estação espacial.

A Soyuz garantirá o retorno dos cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin e do astronauta da Nasa Frank Rubio, que estão em missão desde setembro do ano passado. A previsão é que ainda neste ano os tripulantes voltem à Terra, de acordo com a Tass, o retorno pode acontecer em setembro. 


A Soyuz MS-23 levará os cosmonautas russos da NASA Dmitry Petlin, Sergey Prokopyev e Frank Rubio para a Terra. Foto: Reprodução/Cavok


De acordo com a CNN, Joel Montalbano, gerente da estação espacial da Nasa, ao ser indagado sobre o prolongamento da viagem, afirmou que a tribulação está em boas condições de saúde e que não haveria necessidade de uma viagem às pressas para casa.

Montalbano disse que a tripulação está disposta a contribuir com a missão. “Eles estão entusiasmados por estar no espaço, entusiasmados para trabalhar e entusiasmados para fazer a pesquisa que fazemos em órbita. Portanto, eles estão prontos para aceitar qualquer decisão que dermos a eles”.

A Tass informou também que foram enviados cerca de 400 quilos de alimentos para os tripulantes, incluindo medicamentos, equipamentos científicos, comida, água e materiais de limpeza. Em entrevista para Tass, um funcionário espacial russo, a quantidade de comida enviada para a tripulação era três vezes maior do que era comumente enviada. 

Devido aos vazamentos, a Nasa e a Roscosmos foram obrigados a reorganizar seus planejamentos e cancelar provisoriamente suas programações espaciais. 

Foto destaque: Soyuz MS-22 em outubro acoplada a um módulo da Estação Espacial Internacional Nasa. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo