Notícias

Ministros do governo Lula utilizam linguagem neutra em seus discursos de posse

Durante o discurso de posse, ministros do novo governo Lula utilizam a linguagem neutra, fazendo um discurso voltado para toda a população masculina, feminina, não binária e intersexo.

06 Jan 2023 - 19h40 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 19h40
Ministros do governo Lula utilizam linguagem neutra em seus discursos de posse Lorena Bueri

Durante as cerimônias de posse dos ministros do novo governo Lula, foi possível observar o uso do termo "todes" por alguns deles. O termo é utilizado na linguagem não binária conhecida como linguagem neutra. 

O ministro Alexandre Padilha de relações institucionais foi um deles. Ele começou o seu discurso de posse com a frase: "boa tarde a todos, a todas e a todes".

As palavras "menine", "amigues" e "todes", são exemplos da linguagem neutra que está se tornando cada vez mais comum nas redes sociais e por membros do grupo LGBTQIA+. A linguagem não binária representa um modo de inclusão. 

A linguagem neutra visa alterar o artigo masculino genérico pelo "e", neutralizando o gênero para que pessoas que não se identificam com o masculino e feminino ou que sejam intersexos se sintam representadas e acolhidas. 


Letras utilizadas para substituir os pronomes masculino e feminino na linguagem neutra ( Foto/Reprodução: Site Gênero e Educação/Raquel Melo)


Os usuários do gênero não binário utilizam o pronome "elu" para se direcionar a qualquer pessoa independente do sexo ou para aqueles que são intersexos. 

O professor de língua portuguesa da escola politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Jonathan Moura, explica que a linguagem neutra vai além da mudança de pronomes. 

"Na ginecologia, profissionais já utilizam 'pessoas grávidas', em vez de 'mulheres grávidas', porque há a noção de que pessoas trans também podem engravidar e não necessariamente são mulheres. Isso também é neutralidade de gênero", afirma o especialista. 

 

O que é o gênero neutro? 

É a substituição dos artigos masculinos e femininos por x ou e; 

Dessa forma, a palavra amigo (a) passa a ser utilizada como "amigx" ou "amigues". 

 

O professor explica que não é impossível que a linguagem neutra se torne oficial no Brasil, mas para que isso aconteça é preciso que o público aceite e use este novo meio de linguagem inclusiva. 

"Uma linguagem precisa ser praticada para se manter viva, ou, neste caso, viver. Só assim ela passa a fazer parte do cotidiano das pessoas", revela Moura.

Foto destaque: Inclusão da palavra todes e todxs, utilizada por usuários da linguagem neutra (créditos: Site Iconografia/Adriana de Paula)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo