Saúde

Ministro francês anuncia aumento nos casos de gripe aviária

Ministro do agronegócio francês anuncia na última quarta-feira o aumento nos casos de gripe aviária em todo o país, medidas de controle e precaução vencendo tomadas na tentativa de controlar o surto da doença.

06 Jan 2023 - 21h06 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 21h06
Ministro francês anuncia aumento nos casos de gripe aviária Lorena Bueri

Foi confirmado pelo ministério da agricultura francês mais seis casos da cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), da doença em todo o país. Na última quarta-feira (4) foi emitido um comunicado revelando que 259 focos foram confirmados na terça-feira (3). 

Outro anúncio feito na segunda-feira (2), contava com 253 focos da doença confirmados. A contagem feita pelo governo francês iniciou-se no dia primeiro de agosto e até dezembro 250 casos tinham sido notificados às autoridades. Dados apontam que metade dos casos da nova cepa está na região de Pays de la Loire, local com grande número de aves, aumentando o número de contágios.


Descarte de aves contaminadas pela gripe aviária (Foto/Reprodução: JEROME FAVRE/EFE)


Em 11 novembro 2022 o país foi colocado em estado de alerta pelas autoridades, acendendo um cuidado maior para o risco de contágio pela HPAI na metrópole. 

Em nota postada no site oficial do ministério da agricultura, medidas de controle e prevenção estão sendo adquiridas em casos notificados e confirmados. Animais contaminados estão sendo abatidos e áreas contaminadas que estão sendo isoladas para diminuir os casos da doença. 

A gripe aviária é uma doença que na maioria das vezes afeta somente as aves. As cepas da doença são definidas por proteínas essenciais na infecção, sendo elas: hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). O vírus conta com diversas cepas diferentes, 16 subtipos H e subtipos N. As roupas H5, H7 e H10 são as que têm potencial para matar os seres humanos, a mais mortal entre elas é a H5N1. 

A infecção em humanos ocorre através do contato com aves doentes ou superficiais contaminadas pelo vírus. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, doenças respiratórias e pneumonia. Por se tratar de uma doença gripal é importante procurar ajuda médica para identificar de qual gripe se trata. A taxa de morte em humanos é de 60% em casos de infecção.

 

Foto destaque: testagem em aves (créditos: Site dinheiro rural) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo