Notícias

Ministro da Educação anuncia data do ENEM 2022

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a previsão é de que o ENEM seja realizado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Cronograma de aplicação da prova será disponibilizado no Diário Oficial da União

21 Jan 2022 - 14h36 | Atualizado em 21 Jan 2022 - 14h36
Ministro da Educação anuncia data do ENEM 2022 Lorena Bueri

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. Nesta quinta-feira (20), Ribeiro usou suas redes sociais para divulgar que a prova acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Além disso, uma portaria com a previsão do cronograma de aplicação da prova será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

Atual representante da educação no governo Bolsonaro, Milton publicou o seguinte trecho em sua conta no Twitter:

“A publicação deste cronograma demostra o fortalecimento da governança da autarquia. A atual gestão do Inep busca maior efetividade dos processos de avaliação com transparência e em plena sinergia com MEC”.


Divulgação da data correta do ENEM. (Foto: Reprodução/Twitter).


Apesar disso, o Ministério da Educação (MEC) tem protagonizado diversas polêmicas nos últimos anos, como a falta de comprometimento com uma educação inclusiva. No ano passado, o ministro Ribeiro afirmou que “a inclusão de alunos com deficiência atrapalha o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição” ao longo de um debate sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro que realoca crianças com deficiência para classes especiais.

Na ocasião, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deputada Rejane Dias (PT-PI), demonstrou-se contra a formulação e ressaltou o caráter exclusivista da medida:

"Nós dissemos que agora é preciso ações concretas. O aluno com deficiência primeiramente tem que ser incluído em uma sala regular. As escolas especializadas são uma exceção à regra”, pontuou Rejane.

Para ela, é necessário que a criança com deficiência se desenvolva no mesmo ambiente dos demais alunos e que seja trabalhado o respeito e a solidariedade.

Outra polêmica promovida pelo MEC é a reforma no ensino médio. De acordo com o G1, escolas públicas e particulares terão de reservar parte da carga horária (em média, 40% dela) para aulas de aprofundamento em áreas de conhecimento escolhidas pelos alunos.


Alunos do Ensino Médio durante aula em contexto pandêmico. (Foto: Reprodução/Fabiane de Paula/Diário do Nordeste)


Seguido disso, o Conselho Nacional de Educação (CNE) também está desenvolvendo uma reforma no ENEM esperada para 2024. Seguem informações do G1:

REFORMA DO ENEM EM 2024: Por enquanto, o plano é que a avaliação passe a ter questões discursivas e de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

1ª etapa: redação + perguntas de formação geral (sem divisão por disciplina, cobrando habilidades mais interpretativas do que conteudistas);

2ª etapa: perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática), também sem enfoque conteudista, segundo habilidades e competências desenvolvidas.

Levando em consideração que o exame permanece como instrumento classificatório para entrar no ensino superior, a ação repercutiu de modo negativo em alguns setores, que acreditam no aumento da desigualdade. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, questionou a medida:

"Cada rede tem uma limitação de espaço, recursos e professores. Um aluno que quisesse prestar biologia na faculdade, por exemplo, mas que só pôde escolher o itinerário de matemática na escola, ficaria como? Teria de responder a perguntas detalhadas de biologia na prova, mesmo sem ter focado nisso no colégio?", indaga de Angelo.

A proposta segue em discussão e será votada no plenário do CNE na terça-feira (25).

Foto Destaque: ENEM 2022. Reprodução/SISU 2022.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo