Esportes

Ministério turco suspende atividades esportivas no país após terremoto

Mehmet Kasapoğlu, responsável pela direção e organização do esporte na Turquia, decidiu interromper os eventos desportivos no país após terremoto que atingiu o país no início desta segunda-feira (6).

06 Fev 2023 - 16h23 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 16h23
Ministério turco suspende atividades esportivas no país após terremoto Lorena Bueri

O ministro turco da Juventude e do Esporte, Mehmet Kasapoğlu, suspendeu todas as atividades desportivas na Turquia até novo aviso, depois dos terremotos que atingiram a província de Kahramanmaraş, no sul do país, na manhã desta segunda-feira (6), matando quase duas mil pessoas na região e na vizinha, Síria.

Kasapoğlu anunciou a medida no início desta tarde. "Todos os eventos esportivos programados para acontecer em nosso país foram suspensos até novo aviso", declarou o ministro turco em seu perfil no Twitter. Anteriormente, a Federação Turca de Futebol (TFF) já havia cancelado todos os jogos. "Estendemos nossas condolências às famílias, entes queridos e à nação, e desejamos aos feridos uma rápida recuperação", disse a federação.


Imagem aérea registra parte dos estragos provocados pelo terremoto na Turquia. (Foto/Reprodução/Getty Images)


De acordo com Yağız Sabuncuoğlu, apresentador esportivo do canal turco VOLE, o jogador Christian Atsu, atleta do Hatayspor e da seleção de Gana, ficou preso sob os escombros e ainda não foi encontrado. Atsu, que já disputou a Premier League, marcou o gol da vitória aos 97 minutos do seu time contra o Kasımpaşa, no último domingo (5), em partida da Süper Lig, primeira divisão do futebol turco.

De acordo com a imprensa local, os jogadores de futebol do Maraşspor também estariam hospedados em um hotel destruído pelo terremoto, além de um time de vôlei masculino e um time de vôlei feminino. Bia, ex-central da seleção brasileira, estava no hotel e precisou deixar o local para se proteger.

Além disso, mais de 30 lutadores estariam sob os escombros. O relato é de que a construção da academia de luta onde os atletas se reuniram foi destruída.

O impacto do terremoto também afetou o norte da Síria, com o Ministério da Saúde do país relatando 326 pessoas mortas e 1.042 feridas até agora. Além disso, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação da Assistência Humanitária disse que o número de mortos nas partes descontroladas do noroeste da Síria é de 255, com mais 811 feridos.

O segundo dos terremotos foi a nordeste de Kahramanmaraş, atingindo Malatya. Os tremores puderam ser sentidos no Egito e no Chipre. As autoridades disseram que foi o pior desastre na Turquia desde o terremoto ocorrido em 1939 que matou mais de 32 mil pessoas. Sedes do Patrimônio Mundial da UNESCO, como a Cidadela em Aleppo e o Castelo de Gaziantep, foram fortemente danificados.

O terremoto deixou mais de 7.500 feridos até agora, à medida que o número de vítimas está aumentando rapidamente.

Foto destaque: Terremoto atingiu prédios que alojavam dois times de voleibol da Turquia. Reprodução/APA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo