Notícias

Milton Ribeiro pede demissão do Ministério da Educação

Pedido de demissão do ministro veio após escândalo do áudio divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo, envolvendo Milton com um gabinete paralelo e pastores evangélicos

28 Mar 2022 - 19h51 | Atualizado em 28 Mar 2022 - 19h51
Milton Ribeiro pede demissão do Ministério da Educação Lorena Bueri

Após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração de seu cargo e deixará o posto. O anúncio foi feito pelo governo federal nesta segunda-feira (28), na edição extra do Diário Oficial da União.

Ele é o quarto ministro da Educação do governo de Bolsonaro a deixar seu cargo. Com 64 anos da idade, Milton Ribeiro é natural de Santos, no litoral de São Paulo. Formado em teologia, ele atua como pastor da Igreja Presbiteriana, além de ser advogado e ter doutorado em Educação.

Aliado de Bolsonaro em pautas conservadoras, em 2019 ele foi nomeado para Comissão de Ética Pública ligada à Presidência da República até que chegou em 2021 no cargo de Ministro da Educação.


O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: Reprodução/Claúdio Reis/Estadão)


De acordo com o governo, Ribeiro encontrou com o presidente na tarde de hoje no Palácio do Planalto, onde entregou a carta de demissão. Pastor e professor, Milton Ribeiro atuava como ministro desde julho do ano passado.

A notícia da exoneração veio logo após a revelação do Jornal Folha de São Paulo, através de uma gravação vazada, onde o até então ministro diz repassar as verbas do ministério para municípios indicados por Arilton Moura e Gilmar Santos, dois pastores evangélicos.

No áudio, é possível ouvir Ribeiro afirmando que essa intermediação por meio dos dois pastores seria um pedido de Bolsonaro, fato que, após o escândalo, foi negado pelo ministro em nota. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, abriu inquérito para investigar o ministro.

O provável é que, o atual número 2 do ministério, o secretário-executivo, Victor Godoy Veiga, assuma o ministério nesse momento.

Foto Destaque: Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação. Reprodução/Rafaella Feliciano/Metrópoles

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo