Tech

Mídias russas são bloqueadas pelo Google na Europa

As mídias russas Russian Today (RT) e Sputnik foram bloqueadas pelo Google em lojas de aplicativos da Europa, Conselho Europeu anunciou proibição de todas as atividades desses canais.

03 Mar 2022 - 18h30 | Atualizado em 03 Mar 2022 - 18h30
Mídias russas são bloqueadas pelo Google na Europa Lorena Bueri

Na última terça-feira, dia 01 de março, o Google, da Alphabet, confirmou ter bloqueado da sua Play Store os aplicativos relacionados as mídias russas Russian Today (RT), que é um canal internacional de televisão e Sputnik News, uma agência de notícias. A plataforma já havia removido mídias estatais russas de seus recursos de notícias. A Apple também informou, no dia 01, que as mídias não se encontram mais disponíveis para download na App Store.

O Conselho Europeu decidiu proibir todas as atividades dos canais russos RT e Sputnik News, o anuncio foi feita na quarta-feira, dia 03 de março. Essa medida é valida para todo o território da União Europeia.

Segundo o comunicado, essa proibição ficará em vigor “até que a agressão à Ucrânia seja encerrada e até que a Federação Russa e seus veículos associados deixem de realizar ações de desinformação e manipulação de informações contra a UE e seus estados membros”.


Logo do Twitter e celular. (Foto: Reprodução/Correio Brasiliense)


Um órgão vinculado a União Europeia sinaliza que as duas mídias estavam sendo usadas de forma estratégica para apoiar e levar adiante a ofensiva russa à Ucrânia. Mesmo antes da decisão da UE, muitas empresas do setor informaram que o compartilhamento de ferramentas publicitárias, para meios de comunicação russa haviam sido restringidos.

A editora-chefe adjunta da Russian Today, Anna Belkina, afirmou e um comunicado que as empresas que interromperam o compartilhamento dos conteúdos da RT não sinalizaram nenhuma evidência de que o veículo estava expondo informações falsas. Já a Sputnik, não se pronunciou, até o momento.

O Twitter informou ontem que derrubará as contas de RT e Sputnik, quando as sanções da União Europeia estiverem em vigência. "As sanções da União Europeia provavelmente exigirão legalmente que retenhamos certos conteúdos nos estados membros da UE. Pretendemos cumprir a ordem quando ela entrar em vigor", afirmou um porta-voz da plataforma.

 

Foto Destaque:Fachada Google. Reprodução/BBN Times.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo