Notícias

Método LP ajuda alunos a tirar nota alta no Enem com um mecanismo que a maioria dos vestibulandos desconhece

Existe uma exata sequência para você ir do zero ao avançado em redação estudando 2 horas por semana

20 Jan 2023 - 16h15 | Atualizado em 20 Jan 2023 - 16h15
   Método LP ajuda alunos a tirar nota alta no Enem com um mecanismo que a maioria dos vestibulandos desconhece Lorena Bueri

A redação é um processo de redigir texto em formato dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém, a maioria das pessoas não sabe como fazer isso e a redação, que poderia significar a realização do sonho da aprovação vira um pesadelo.

E essa é a realidade de 95% dos participantes do Enem, que tiram menos de 900 pontos e acabam, muitas vezes, ficando fora da universidade em virtude desse resultado e tendo que estudar por anos consecutivos para conquistar sua aprovação, especialmente em cursos concorridos como a Medicina.

Por isso a redação é motivo de insegurança entre os alunos. Por mais que tenham passado anos na escola, saber escrever direito ainda é uma grande incógnita e paira o questionamento: como se preparar para a redação e seus possíveis temas?

“Por meio da redação-padrão, esse é o caminho mais inteligente. Ele consiste em dominar os padrões que 99% dos vestibulandos desconhecem, mas quem tira 1000 domina: o padrão de estrutura, o padrão de conteúdo e o padrão de tema”, descreve a Luma, doutoranda em Linguística e especialista em redação.

Sabemos que o tema do Enem é imprevisível, mas existem alguns pontos que podem ajudar os vestibulandos a terem uma clareza e segurança na hora de formular os seus textos.

“O Enem sempre cobra um problema, então a gente pode esperar um problema de qualquer ordem, pode ser um problema social, um problema científico, um problema econômico, educacional, cultural…”, diz a especialista no assunto.



O que seria o Método LP?

Luma Dittrich, doutoranda em Linguística, especialista em redação, com mais de 6.000 alunos Brasil afora, criou um método a partir de uma da dificuldade que seus alunos tinham em desbloquear na redação.

O Método Luma e ponto surgiu da constatação de que as pessoas quem tiram 1000 não fazem sua redação de forma aleatória: elas seguem um padrão. A partir da descoberta desse padrão, a professora criou um método de 4 fases que levam qualquer pessoa do absoluto zero ao 900+ (como são chamadas as notas de 900 para cima) sem que seja preciso saber sobre o tema que cair.

Então, desde 2018 - quando o Método surgiu da forma como é hoje - milhares de pessoas passaram a tirar 900+ em suas redações e a realizar o sonho de ingressar na universidade.

A aluna Brenda de 20 anos, em seu depoimento, descreve que aprendeu a dominar a estrutura padrão da redação, ler a proposta de forma estratégica, alcançar os seus tão sonhados 900+ e que isso mudou sua vida, pois antes enxergava a redação como fruto de um dom ou de muita leitura e inspiração.

O objetivo de Luma, hoje, é levar o Método a milhões de pessoas e fazer da redação a ponte dos sonhos, e não mais o muro.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo