Tech

"Meta" libera acesso modelo de linguagem ampla de inteligência artificial

Plataforma dona do Facebook, Meta diz que estudo é o primeiro a ter 175 bilhões de parâmetros disponibilizados

04 Mai 2022 - 20h30 | Atualizado em 04 Mai 2022 - 20h30
'Meta' libera acesso modelo de linguagem ampla de inteligência artificial  Lorena Bueri

A Plataforma Meta disse ontem, dia 3, que estaria abrindo um modelo de linguagem amplo para a pesquisa na área de inteligência artificial. Atual dona do Facebook, a empresa afirma ser a primeira a ter um modelo com 175 bilhões de parâmetros a ser disponibilizado para pesquisa para o público. 

Modelos de linguagem ampla” são sistemas de processamento de linguagem. Treinados para compreender grandes quantidades de texto e se tornam capazes de responder, ler ou gerar novos textos, tais tecnologias são atualmente encontradas no dia-a-dia e os modelos mais comuns ao público geral são a Alexa, da Apple e o Sistema de voz da Google. 

A corporação ressalta que a falta de pesquisa na área de Inteligência Artificial estão “impedindo o progresso nos esforços para melhorar sua robustez e mitigar problemas conhecidos, como viés e toxicidade”.

O modelo em questão se chama "Open Pretraines Transformer (OPT-175B)" e a Meta afirma que tal programa pode melhorar habilidades e domínio sobre grandes modelos de linguagem, já que tal programa é o maior já lançado em sua área. 


Meta é a atual proprietária do Facebook, comandada Por Zuckerberg. Foto: Reprodução/Facebook


A tecnologia de inteligência artificial já foi alvo de críticas por demonstar falas preconceituosas, casos de racismo e misoginia já foram registrados. Embora seja uma peça essencial no funcionamento de programações atuais, especialistas alertam sobre os danos que podem ser causados pelo modelo. Sobre o tópico, a empresa garante que pretende "Aumentar a diversidade de vozes definindo as considerações éticas" . 

O programa estará disponível para estudo a pesquisadores, acadêmicos, universidades, laboratórios de pesquisas e pessoas filiadas a governos. O material será lançado sob licença não comercial com o intuíto de "manter a integridade" e evitar o uso indevido nas primeiras fases de estudo, de acordo com a própria empresa.

 

 

Foto destaque: REUTERS/DADO RUVIC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo