Tech

Meta investe em computação quântica com lançamento de supercomputador de IA

Segundo Mark Zuckerberg, presidente executivo da Meta, estamos construindo experiências para o metaverso e elas precisam de um grande potencial computacional, o novo AI Research SuperCluster possibilitará isso.

27 Jan 2022 - 18h25 | Atualizado em 27 Jan 2022 - 18h25
Meta investe em computação quântica com lançamento de supercomputador de IA Lorena Bueri

Na última segunda-feira (24) a Meta divulgou seu novo supercomputador de inteligência artificial, ele será concluído ainda este ano e promete ser o computador mais rápido do mundo. O novo Ai ResearchCluster (RSC) contribuirá com a criação de modelos melhores de IA, podendo aprender com trilhões de exemplos, analisar textos, vídeos e imagens, trabalhar em vários idiomas e inclusive determinar quando um conteúdo for prejudicial.

Esta pesquisa não apenas ajudará a manter as pessoas seguras em nossos serviços hoje, mas também no futuro, à medida que construímos o metaverso”, informou a Meta, durante comunicado. Segundo Mark Zuckerberg, presidente executivo da Meta, estamos construindo experiências para o metaverso e elas precisam de um grande potencial computacional, o novo AI Research SuperCluster possibilitará isso.

A IBM divulgou em 2021 um processador quântico que pode duplicar a potência de outros supercomputadores que haviam sido desenvolvidos na China. Segundo um artigo feito na revista Science, pelos criadores do Eagle, o processador consegue resolver em três minutos o que computadores eficientes resolveriam em 600 milhões de anos.

O pesquisador de Stanford e professor da Singularity University Brasil, Alexandre Nascimento pontuou dez impactos que a computação quântica proporcionará para as empresas e rotinas das pessoas que superam os objetivos da Meta, IBM e outras grandes empresas.


Computador quantico da IBM. (Foto: Reprodução/ProInfo)


De acordo com Alexandre a computação quântica turbinará a velocidade de resolução de problemas computacionais, trazendo rapidez aos processos. Outro ponto é a contribuição para uma melhor precisão nas previsões do tempo e monitoramento de desastres naturais, trazendo maior comodidade e salvando vidas. Facilidades no trânsito, “Essa tecnologia pode ser utilizada para realizar otimizações que permitem a redução de congestionamentos em grandes centros urbanos”, afirma Alexandre.

Entre os impactos está a otimização da logística, permitindo uma redução no tempo de entrega de produtos, melhorando os serviços de delivery, inclusive diminuindo os custos com o frete. A computação quântica possibilitará uma melhor avaliação de sistemas, reduzindo assim os possíveis defeitos em aplicativos.

A tecnologia quântica se tornará uma ferramenta importante para o desenvolvimento de novos medicamentos, ajudando a encontrar quais são os princípios ativos com maior probabilidade de se obter os efeitos desejados, e, reduzindo o tempo de desenvolvimento dos novos medicamentos”, pontua Alexandre. O que possibilitará uma melhor qualidade na saúde.

A computação quântica possibilitará um melhor entendimento para encontrar meios de desacelerar as mudanças climáticas e até mesmo buscar formas de reverter alguns dos seus efeitos. Teremos melhores e mais precisas previsões de eventos econômicos e no mercado financeiro, sendo possível deixar os investidores preparados e não sendo tão impactados por eventos inesperados.

“A computação quântica já está ajudando empresas do setor automotivo na criação de baterias melhores, com isso, no futuro, novas gerações de baterias com características operacionais superiores estarão à disposição”, sinaliza Alexandre.

A energia será impactada também pela computação quântica, visto que ela possibilitará o uso de métodos de otimização para buscar combinações de geração de energia em fontes híbridas sejam convencionais ou renováveis, sendo possível também buscar combinações para a construção de infraestrutura para geração de energia eólica e solar.

 

Foto destaque: Computação quantica. Reprodução/CIO.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo