Tech

Meta identifica aplicativos que roubam senhas de usuários

A empresa Meta nesta sexta-feira (07) alertou as empresas Apple e Google sobre os ataques que vários usuários estavam sofrendo com o download de vários aplicativos camuflados, que apenas o acesso seria pelo login e senha da rede social Facebook.

07 Out 2022 - 16h00 | Atualizado em 07 Out 2022 - 16h00
Meta identifica aplicativos que roubam senhas de usuários Lorena Bueri

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (07), que há mais de 400 aplicativos perigosos em Androids e iOSs , além de exigir que os logins nestes apps sejam feitos pela rede social Facebook, são roubadas as senhas. O objetivo maior é o roubo das contas dos usuários das redes sociais. 

Muitos destes apps exigem permissão para sobrepor aos outros apps, como funciona, o ícone passa por uma ocultação e substituição por um ícone semelhante ao padrão de configuração do sistema. 

Estes aplicativos que estão disfarçados são das categorias de Otimização do sistema como por exemplo: os VPNs que prometem o aumento e velocidade de navegação e desbloqueio de site ou aumento da luminosidade do smartphone; editore de fotos, que transforma usuários em desenhos animados; papeis de paredes; personalização de teclados e chamadas; launchers transformando o sistema semelhante ao sistema dos iOSs; Saúde e estilo de vida também estão entre estes aplicativos enganadores.


Meta - FacebookMeta (Foto: Reprodução/ Facebook)


A meta controladora do Facebook identificou os 400 aplicativos maliciosos que foram relatados para as empresas Apple e Google, contra essas ameaças nas lojas de aplicativos. Contra estas ameaças os especialistas do setor, pesquisadores de segurança e legisladores que identificaram estes aplicativos, que foram retirados das lojas de aplicativos. 

Os alertas da Meta são que desconfie quando não poder acessar sem o uso sem que seja ao logar na conta do Facebook, a reputação do aplicativo na loja de aplicativos, até mesmo os números de downloads, classificações e os comentários positivos e negativos. Ao ser atacado através destes aplicativos, exclua imediatamente, redefina a senha que seja forte e difícil, ative a a autenticação de dois fatores como no WhatsApp, e ativar o alerta de login, quando uma pessoa tentar acessar a conta de uma rede social, o usuário é notificado por e-mail ou via SMS.

Entre este número são 42,6% de editores de foto, 11,7% de jogos, 15,4% de Negócios de utilidades, 11,7% de VPNs, 14,1% de Utilidades para celulares e 4,4% de Estilo de vidas. 

 

Foto destaque: Meta. Reprodução/ Facebook

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo