Esportes

Messi faz história, vence o "FIFA The Best" e é eleito o melhor jogador do mundo pela 7ª vez

Lionel Messi ganha pela sétima vez o prêmio The Best da FIFA, aumentando a liderança histórica. Confira como ele conquistou o título este ano!

27 Fev 2023 - 18h55 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 18h55
Messi faz história, vence o 'FIFA The Best' e é eleito o melhor jogador do mundo pela 7ª vez Lorena Bueri

Lionel Messi foi eleito, mais uma vez, o melhor jogador de futebol do planeta. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (27), em Paris, a FIFA entregou o prêmio “The Best” para o gênio argentino, que chega à sua sétima conquista e aumenta a vantagem na liderança histórica dos vencedores da honraria – Cristiano Ronaldo, o segundo maior vencedor, foi eleito cinco vezes.

Na final da premiação, Messi superou os franceses Karim Benzema – campeão, artilheiro e melhor jogador da última edição da UEFA Champions League pelo Real Madrid – e Kylian Mbappé, companheiro de clube do argentino, que se destacou pelo Paris Saint-Germain e foi finalista da Copa do Mundo, competição da qual foi o goleador máximo.


Messi beija troféu da Copa do Mundo enquanto segura prêmio de melhor da final. (Foto/Reprodução/Getty Images)


Durante agosto de 2021 e dezembro de 2022, período analisado para a realização da eleição, Messi fez 65 jogos por PSG e Argentina, marcando 40 gols e dando 30 assistências. Além disso, conquistou a Ligue 1 e a Supercopa da França e venceu a Finalíssima e a Copa do Mundo, sendo escolhido o melhor jogador das duas decisões.

Além deste ano, a lenda argentina havia sido o jogador mais votado pelos jornalistas, capitães e treinadores das seleções associadas à entidade máxima do futebol em outras seis oportunidades: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019 – este último sendo o primeiro do argentino na nova formatação da premiação, que substituiu o antigo “Melhor Jogador do Mundo pela FIFA”.

História

Em 1991, na sequência da Copa do Mundo do ano anterior, na Itália, a FIFA decidiu realizar uma cerimônia para reconhecer os melhores jogadores do planeta. A premiação se expandiu ao longo dos anos, incorporando mais e mais prêmios, incluindo a adição, em 2001, de um para a melhor jogadora feminina. A última edição do evento no formato inicial aconteceu em 2009.


Messi foi eleito o melhor do mundo pela primeira vez em 2009. (Foto/Reprodução/FIFA)


Em 2010, a cerimônia de entrega embarcou em uma nova direção após a fusão do prêmio de Jogador do Ano da FIFA com a Bola de Ouro da revista “France Football”. O evento de gala da Bola de Ouro decorreu anualmente até 2015 e reconheceu, entre outros, os melhores jogadores e treinadores do futebol masculino e feminino.


Carli Lloyd e Messi sendo eleitos os melhores do mundo pela FIFA em 2015. (Foto/Reprodução/CNN)


Confira a lista dos vencedores do “FIFA The Best” desde a reformulação da premiação, em 2016:

2016 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

2017 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

2018 – Luka Modric (Real Madrid)

2019 – Lionel Messi (Barcelona)

2020 – Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

2021 – Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

2022 – Não houve premiação; a eleição de 2023 compreende os 18 meses entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

2023 – Lionel Messi (Paris Saint-Germain)

Foto destaque: Messi é eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Reprodução/FIFA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo