Colunista

“Menos é mais” - o poder da análise gráfica e Price Action

Entenda a importância da análise gráfica e dos movimentos básicos de preço.

18 Ago 2022 - 10h50 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 10h50
“Menos é mais” - o poder da análise gráfica e Price Action Lorena Bueri

Sejam bem-vindos a mais uma matéria em minha coluna, sou Rafa Augusto, investidor, empresário e influencer. Se você caiu aqui de paraquedas, não se preocupe, você com certeza quer aprender a investir e ganhar com seus próprios esforços. Você pode conferir também outras matérias aqui em minha coluna se tratando do mercado financeiro.

Você sabia? Fui o primeiro Trader e Investidor a trazer esse tipo de análise para o Brasil! O Price Action era um fundamento desconhecido há pouco tempo para a maioria dos Brasileiros.

Você sabe a importância da análise gráfica? Obviamente muitos investidores falam do gráfico, traçam estratégias e criam métodos, mas o que você irá aprender aqui é totalmente inovador e diferente!

Análise Gráfica

Normalmente, os profissionais que procuram lucros a curto prazo usam a análise gráfica. Por isso, faz parte do trabalho diário dos investidores tentar prever a queda ou a alta nas cotações dos ativos. Vale lembrar que o mercado de ações e futuros com o qual os profissionais lidam é muito estreito e altamente volátil.


Foto.Reprodução/Canva


Para maximizar os lucros em um curto período de tempo (de segundos a semanas no máximo), os investidores precisam tomar decisões rápidas. A partir do gráfico, ele pode identificar tendências e movimentos diários que aparecem e desaparecem em um piscar de olhos.

Uma boa análise gráfica garante:

  • Design flexível de cenários de curto ou longo prazo;
  • Versatilidade para os mais diversos ativos financeiros;
  • Consulta de padrões visuais para obter respostas.

Price Action – Ação do Preço

O Price Action (Ação do Preço), é todo e qualquer movimento que o preço desenha em um gráfico, seja para cima ou para baixo, e pode acontecer em qualquer momento do gráfico e em qualquer ativo. Como técnica operacional, a ação do preço é um conjunto de conhecimentos sobre os padrões de movimento que são plotados em um gráfico à medida que os preços evoluem.

Esses movimentos fornecem pistas sobre as intenções dos grandes players do mercado e nos mostra informações sobre movimentos futuros com base em estatísticas e probabilidades.

Uma explicação que sustenta esse conceito vem do fato de que cada preço plotado no gráfico é o resultado da soma das decisões de compra e venda tomadas por diversos operadores de mercado para um determinado ativo.

Análise gráfica x Análise Técnica

O que chamamos de Análise Técnica hoje nada mais é do que uma antiga análise gráfica. Antigamente, os investidores usavam apenas gráficos e informações de volume financeiro. Não demorou muito para que surgissem os indicadores, usados com a análise gráfica para criar um arcabouço de conhecimento conhecido como análise técnica.

Desde então, indicadores cada vez mais complexos foram criados. Com o advento da tecnologia da informação, as transações e suas tecnologias passaram por uma evolução sem precedentes.

No entanto, por trás de tudo isso ainda está a ação do preço – Price Action - e o volume de negociação.

Portanto, qualquer análise gráfica é inseparável da análise do Price Action. Afinal, eles são a origem de tudo, e saber analisar os padrões e movimentos deixados nos gráficos dará aos investidores e outros operadores do mercado uma enorme vantagem!

Para você, investidor, fique atento à minha coluna. Aqui você têm diversas questões sobre o mercado financeiro respondidas, além de receber dicas essenciais para o seu dia a dia nas operações!

Foto Destaque.Reprodução/Canva

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo