Moda

Meia-calça protagoniza semana de alta-costura

Entre bolsas em forma de cabeças douradas e chapéus com cérebros no topo, a meia-calça brilhou sob os holofotes da semana de alta-costura de Paris. A presença do acessório resgata a estética vintage boudoir

3 min de leitura
03 Fev 2022 - 13h52 | Atualizado em 03 Fev 2022 - 13h52

A última semana de alta-costura, em Paris, trouxe de volta aos holofotes um acessório que andava esquecido. Entre bolsas em forma de cabeças douradas e chapéus com cérebros no topo, a meia-calça brilhou nas passarelas. Presente nas produções da maioria dos desfiles, a peça marcou um resgate da estética vintage boudoir. 

Grifes como Dior, Fendi, Schiaparelli e Valentino, apresentaram looks com meias-calças com bordados substituindo a malha, com versões de couro cortado a laser e até mesmo com a clássica meia 7/8 de fio 15. Esse último modelo foi um sucesso na década de 70, muitas vezes combinado com cinta liga, sandália de tira e scarpin. Essa imagem vintage boudoir marcou presença em coleções icônicas da Yves Saint Laurent e em fotografias de Helmut Newton e Guy Bourdin. Sob vestidos de chriffon, ela trazia a tona a sensualidade de uma mulher que entendia o sexo e o celebrava. 


Desfile da Fendi na Semana de Alta-Costura (Foto: Reprodução/ Fendi)


Atualmente, o contexto é outro, mas ainda existem semelhanças. Nas últimas semanas de alta-costura e prêt-porter, a moda retornou a elementos mais formais e elegantes. E há a sensualidade, que voltou a ganhar força após quase dois anos de encontros e toques restritos. 

Durante a temporada de alta-costura deste mês, ganhou destaque a sobreposição de modelos de meia-calça com bordados brilhantes, que foi exibida na coleção da Dior criada por Maria Grazia Chiuri. Em uma referência à meia-calça usada no balé, a diretora de criação combinou os acessórios com saias na altura do joelho e collants. Mas se a Dior se voltou para o clássico, a Fendi preferiu o tecnológico. Ainda que seja possível identificar o vintage, nas mãos da grife a peça ganhou recortes feitos à laser, provando que é mais do que possível que o tradicional e o moderno se encontrem em um mesmo lugar. 

O vintage boudoir também apareceu em produções da Schiaparelli e Valentino. Na primeira grife, os vestidos de Daniel Roseberry foram apresentados junto com meias-calça de fio 15. Já na segunda, peças curtas, como mini vestidos, surgiram acompanhadas do item, trazendo um instantâneo ar de sensualidade. 

 

Foto destaque: Desfile da Valentino na semana de alta-costura de Paris. Reprodução/ Peter White/ Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo