Bem Estar

Meditação: a respiração é um meio que ajuda no controle da ansiedade e prolonga o foco.

São inúmeros os benefícios que separar um horário do seu dia a dia para respirar e prestar atenção no que se está sentindo em si mesmo trazem para a saúde mental.

01 Fev 2022 - 10h49 | Atualizado em 01 Fev 2022 - 10h49
Meditação: a respiração é um meio que ajuda no controle da ansiedade e prolonga o foco. Lorena Bueri

A meditação é uma prática que em seu início esteve ligada à religiões do oriente, no entanto, hoje, é alvo de estudos da ciência e extremamente recomendada por terapeutas, como uma terapia complementar, quando adicionada a tratametos terapêuticos de doenças psicológicas resulta na ajuda do controle da ansiedade e atenção e foco no presente do paciente ou de qualquer pessoa que a incluir em sua rotina.

Conforme o terapeuta ZenkLub: "meditação reduz o estresse e a pressão sanguínea, melhora a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade, aumenta o foco e estimula a criatividade". ao meditar, você consegue estar presente no aqui e agora, e isso é uma ferrameta muito poderosa para essas psicopatologias que envolvem a preocupações, que, por vezes, são desnecessárias e extremas, além de roubarem do indivíduo a capacidade de estimularem a própria criatividade.


A meditação associada como terapia complementar ajuda na ansiedade e aumento da concentração. (Foto: Reprodução/ Pexels)


Vale ressaltar que assim como todo exercício, o treino, aumenta os benefícios que são proporcionados pela prática,ou seja, quanto mais algúem medita, mais tempo consegue meditar e menos estresse sente, lembrando que ao sentir estresse, aumentamos a produção de um hormônio chamado cortisol que atua diretamente no humor.

Quando produzido em quantidade boa, fortalece a musculatura e o coração, no entanto, se produzido em excesso devido as preocupações ele afeta a motivação e energia do indivíduo, por essa razão quando muito estressados tendemos a ficar estagnados, passando o dia inteiro na cama, sem vontade de nos colocar em movimento e isso tem consequências no cotidiano e em todas as áreas da vida do ser humano: familiar, profissional, amorosa, social, etc.

Todo esse processo pode ser prejudicial, por isso a meditação e todas as terapias auxiliares são taõ bem-vindas, os efeitos produtivos podem ser sentidos desde a primeira prática. Hoje, está bastante divulgado tantos proveitos, e há muitas meditações guiadas no youtube, por exemplo, também aplicativos específicos para isso, então é o acesso é fácil e necessário.

Foto Destaque: A meditação é uma aliada ao estresse do dia dia. Reprodução: Reprodução/ Pexels.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo