Tech

Medidas são lançadas pela Apple e Google para evitar rastreamento de usuários

A ferramenta AirTags no dispositivo Bluetooth irá conter o rastreamento dos usuários e para isso pode ser até colada aos objetos deles como, bolsas e chaves para assim encontrarem ela quando perderem estes objetos

03 Mai 2023 - 09h49 | Atualizado em 03 Mai 2023 - 09h49
Medidas são lançadas pela Apple e Google para evitar rastreamento de usuários  Lorena Bueri

Nesta terça-feira (02) as empresas Apple e Google anunciaram que estão executando ações para evitar rastreamento não desejado de outras pessoas através do dispositivo Bluetooth, por exemplo a ferramenta AirTags que está relacionada, costuma ser utilizada para achar itens que foram perdidos pelos usuários.

As duas companhias fizeram apresentação de um projeto esclarecendo ações específicas para conter a ação indesejada de rastreamento. Estas ações tem o objetivo de exigir que todos os dispositivos que tiverem o Bluetooth em sua localização, deixem os usuários alertados sobre a ação indesejada nos aparelhos Android e IOS. Com isto os dispositivos terão mais proteção enquanto são manuseados.

A Apple e a Google em relação as decisões tomadas para o resultado do projeto, ainda disseram que opiniões de fabricantes de dispositivos e de grupos de defesa e segurança sobre as medidas de conter rastreamento, foram levadas em conta nas ações específicas feitas pelas empresas. E também deixaram claro que terão a empresa Tile e a companhia Samsung apoiando eles nas ações contra rastreamento apresentadas no projeto.


As airtags da Apple estão inseridas no bluetooth dos dispositivos (Foto: Reprodução/Mark Chan (Unsplash)/Canal tech)


A ferramenta AirTags presente no dispositivo Bluetooth deve ser colocada ou até colada aos objetos das pessoas como, bolsas, carteiras e chaves, para assim elas conseguirem encontrar a ferramenta quando perderem os itens citados acima. Esta também é uma ótima forma de ajudar os usuários com problemas pessoais através de funções possibilitadas pela tecnologia.

Porém como tudo pode ter seu lado negativo também, a Airtags já foi e ainda pode ser utilizada para atitudes maldosas e não apenas para boas ações, infelizmente. Especialistas em privacidade e policiais relataram que há pessoas que usam esta ferramenta para executar crimes desde o lançamento da mesma.

Em uma tentativa de elevar o nível da privacidade dos usuários, a Apple há dois anos, lançou um aplicativo detector para Android afim de auxiliar as pessoas a fazerem escaneio de AirTags que estão por perto ou de outros rastreadores de objetos parecidos que possam estar com outras pessoas sem os detentores saberem.

Foto destaque: Apple está lançando projeto contra o rastreamento. Reprodução/Ipadizaté.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo