A atriz e apresentadora Jada Pinkett Smith foi alvo de uma piada de Chris Rock, o que levou Will Smith, seu marido, a dar um tapa na cara do comediante durante a apresentação da categoria de melhor documentário, na noite da cerimônia do Oscar, realizada neste domingo (27).
Na ocasião, Chris Rock comparou a atriz com a personagem de Demi Moore em ‘Até o limite da honra’, que tem a cabeça raspada. Jada, de 50 anos, no entanto, tem alopecia, uma doença capilar que a faz perder o cabelo. Desde então, muitas dúvidas surgiram em relação ao quadro de alopecia, e uma especialista responde a seguir.
Jada Smith (Foto:Reprodução/Getty Images)
“A alopecia areata é uma doença inflamatória e autoimune que resulta na formação de placas sem cabelo no couro cabeludo. A extensão da perda de fios pode variar de paciente para paciente, restringindo-se, geralmente, a pequenas áreas, mas podendo, em alguns casos, afetar todo o couro cabeludo e até outras regiões do corpo que tenham pelos”, explica a dermatologista Valéria Campos, professora convidada do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP).
Pacientes com quadro universal não conseguem ver a reversão total da condição. Mas no caso das alopecias areatas, há chances de remissão da doença através da combinação do tratamento dermatológico com o apoio psicológico e psiquiátrico.
“Os tratamentos vão desde cremes a loções à base de corticoides até infusão e administração via oral. Também existe o Minoxidil para uso interno e externo. Falando em medicamentos, ainda contamos com a antralina, que é uma substância que irrita o sistema imunológico, fazendo com que ele ataque a substância e deixe o folículo de lado. Além dos clássicos, atualmente também se fala em medicações chamadas de biológicos, que são ultramodernas, muito discutidas em congressos. Resumidamente, ela é posicionada de forma subcutânea para controlar o sistema imunológico e o permitir que os fios cresçam novamente”, afirma o dermatologista Alessandro Alarcão, pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Cosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC-SP).
O uso de suplementos orais, como antioxidantes e anti-inflamatórios, o uso de laser de baixa intensidade, e mudanças no estilo de vida podem também ajudar a remissão da alopecia.
Ao perceber queda de cabelo bruscas, excessiva ou que deixa pequenas áreas rapidamente descobertas do couro cabeludo, procure um dermatologista.
Foto destaque: Jada Smith.Reprodução/Getty Images