Notícias

Médica receita remédio que não existe para bebê de dez meses

Prefeitura de Santos informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir uma investigação na Comissão de Acompanhamento e Fiscalização para apurar a conduta da médica

02 Mai 2023 - 15h30 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 15h30
Médica receita remédio que não existe para bebê de dez meses Lorena Bueri

Uma médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, no litoral de São Paulo, receitou um medicamento que não existe para a família de um bebê de 10 meses. Na receita constava o remédio “loratadina pomada”, que só é fabricado nas versões xarope e comprimido. 

Em entrevista concedida ao g1 nesta terça-feira (2), o pai da criança afirma que não quer acusar a conduta da profissional, mas que a situação poderia ter causado algo mais grave.

"É difícil julgar a médica, [talvez] não estava em um dia bom, trabalhando demais, mas devemos pensar que poderia ser algo mais grave", disse o pai, que não quis ser identificado. "Ela receitou um medicamento para alergia que não existe, mas poderia ser algo mais grave".

Conforme o relatado por ele, a mãe levou o filho à UPA Central com diarreia e assadura grave no bumbum. Depois da consulta, ele chegou a procurar pelo remédio em duas farmácias, mas foi informado que o medicamento não era vendido em pomada, apenas como xarope e comprimido.


Não existe "loratadina pomada", apenas nas versões xarope e comprimido (Foto: Reprodução/Pixabay.com)


A farmacêutica toxicologista Paula Carpes Victório apontou uma possível razão para a confusão médica na hora da prescrição. Ao g1, ela afirma que loratadina é um antialérgico, assim como o polaramine, mas que este sim, segundo ela, possui a versão em pomada.

Victório ainda ressalta que o farmacêutico não pode alterar a receita, somente entrar em contato com o médico para saber sobre o remédio prescrito. Em situação semelhante, também é recomendado que o paciente converse novamente com o profissional que receitou o medicamento.

Em um comunicado oficial, a Prefeitura de Santos informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir uma investigação na Comissão de Acompanhamento e Fiscalização para apurar a conduta da médica e tomar eventuais medidas cabíveis. A administração do município ainda afirmou que a contratação da profissional cabe à Organização Social (OS) que gere a UPA Central.

A direção da unidade de saúde disse que a médica foi advertida em relação ao ocorrido, mas que a consulta havia sido realizada conforme os protocolos recomendados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com diagnóstico completo.

"Com relação à prescrição da pomada, a direção da unidade apurou que ocorreu um erro de digitação na composição do medicamento, que não ocasionou qualquer dano ao paciente", informou.

A direção ainda afirmou que a receita está atualizada e a família da criança pode retirá-la através da coordenação médica da UPA.

Foto Destaque: cartelas de remédios. Reprodução/Pixabay.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo