Esportes

Mbappé é o maior artilheiro do mundo no ano de 2022

Francês é único a marcar mais de 50 gols. Brasileiro é 2º colocado e fica a frente de Haaland e do Cano. Messi fecha a lista em 10º, enquanto que Neymar fica de fora do top 10.

02 Jan 2023 - 12h00 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 12h00
Mbappé é o maior artilheiro do mundo no ano de 2022 Lorena Bueri

No ano de 2022, ninguém balançou mais as redes que o atacante francês Kylian Mbappé, que marcou 56 gols no ano em 56 jogos, sendo 44 pelo Paris Saint Germain, equipe que defende na França, e 12 pela própria seleção francesa. Além disso foi o único da lista a superar a marca de 50 gols na temporada, feito que Mbappé conseguiu também em 2021. 


Mbappe com o prêmio chuteira de ouro, dado ao artilheiro da Copa do Mundo (Reprodução / Instagram PSG)


Em 2º lugar, uma surpresa, o ex atacante do Paysandu e do Athletico Paranaense, Bergson, é o único brasileiro a figurar na lista. Atualmente defendendo o Jahor da Malásia, o brasileiro marcou 47 gols em 35 jogos, e ficou à frente de jogadores como Haaland, atualmente no Manchester City, que anotou 46 gols em 43 jogos, e do Germán Cano, atacante do Fluminense, que anotou 44 gols em 70 jogos. 


Norueguês Haaland comemorando um de seus gols pelo Manchester City (Arquivo Pessoal / Instagram Haaland)


Em 5º lugar aparece o vencedor da bola de ouro da temporada 20-21, Robert Lewandowski, que defendendo a equipe do Bayern de Munique, Barcelona e da seleção polonesa, marcou 42 gols em 51 jogos. 

Em 6º e 7º lugares, aparece dois atacantes que atuam no futebol de Singapura. O Boris Kopitovic, atacante montenegrino, que defendeu a equipe do Tampines, fazendo 41 gols em 35 jogos, e o atacante japonês Kodai Tanaka, que joga pelo atual líder do campeonato de Singapura, o Albirex Niigata, responsável por marcar 39 gols em 32 jogos pela equipe em 2022. 

O 8º lugar é do iraniano Taremi, que era o grande nome da seleção nessa última copa. O atacante marcou também 39 gols, só que em 55 jogos, somados entre a equipe do Porto e da seleção do Irã. Inclusive Taremi entrou para a história do país ao marcar duas vezes no mesmo jogo de copa do mundo pela primeira vez desde que o Irã começou a disputar a competição em 1978. Feito realizado na derrota de 6x2 para a Inglaterra na fase de grupos. 

o 9º lugar da lista é de mais um francês. Nkunku que atualmente é atacante do Leipzig, marcou 37 gols em 58 jogos no último ano, números que dariam a ele vaga na copa do mundo, podendo ser até titular ao lado de Mbappé no ataque, se não fosse a lesão sofrida dias antes da competição. 

E pra fechar a lista, temos em 10ºe 11º lugar, um empate, entre o Argentino, Lionel Messi, e o inglês Harry Kane. Cada um marcou 35 gols em 2022, porém Messi fez esse número disputando apenas 51 jogos, enquanto que o inglês chegou a esses números em 62 jogos. 

Bom destacar, que o Messi, além de ficar entre os dez maiores artilheiros do ano, também é o jogador que mais deu assistências na Europa em 2022, com 20 passes para gol, quatro a mais que o francês Dembele, que deu 16 passes. 

Neymar, que não entrou no top 10, marcou 32 gols no ano, três a menos que Messi e Kane, e fez isso em apenas 43 jogos pelo PSG e seleção brasileira. 

Vale lembrar, que essa lista é válida apenas para atletas que competem na primeira divisão de suas ligas. 

Foto Destaque: Mbappe marcando pelo campeonato francês (Arquivo Pessoal / Instagram Mbappe)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo