Notícias

Mauro Cid, ex-assessor de Bolsonaro fez jogo duplo para reaver joias sauditas

O braço direito do ex-presidente tentou a liberação de forma oficial para que as joias fossem para o acervo privado de Jair Bolsonaro. Mauro tratou as joias como um presente pessoal destinado ao ex-presidente.

27 Abr 2023 - 16h55 | Atualizado em 27 Abr 2023 - 16h55
Mauro Cid, ex-assessor de Bolsonaro fez jogo duplo para reaver joias sauditas Lorena Bueri

Referente ao caso das joias sauditas avaliadas em R $16,5 milhões, o tenente-coronel Mauro Cid, que na época era assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acabou fazendo 'jogo duplo' para poder retomar o conjunto de joias e poder destinar ela ao ex-presidente. Segundo as informações da TV Globo, a questão foi levantada após análises de depoimentos de testemunhas à Polícia Federal.

Nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro, o Mauro Cid pediu a liberação das joias que foram aprendidas por meio de um ofício, só que o procedimento burocrático que ele deu entrada só pode ser feito apenas em caso de bens com destinação pública. Em comparação, o ex-assessor fez algumas movimentações internas onde que as joias pudessem ir para o acervo privado do ex-presidente, caso de algum jeito saíssem da Receita. 

De acordo com as investigações, representantes da Presidência da República teriam pressionado servidores da Receita Federal para conseguir a liberação das joias em dezembro de 2022.

O caso das joias sauditas mostrou um estojo com joias milionárias e também uma escultura que foram retidas pela Receita Federal em 2022, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.


As joias sauditas avaliadas em R $16,5 milhões (Foto:Reprodução/Twitter)


A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro afirmou em um evento do PL na Câmara dos Deputados que recebeu pessoalmente o segundo pacote de jóias  sauditas no Palácio da Alvorada, onde confirma o relato de uma ex-servidora que teve o depoimento prestado para a Polícia Federal. 

No Congresso Nacional, Michelle informou que "Essas joias que chegaram no Alvorada foram as joias masculinas. Estão associando ao primeiro caso, quando eu falei que não sabia e não sei mesmo. Tanto que as primeiras estão apreendidas na Receita e essas do Alvorada estão na Caixa Econômica Federal."

Após todos os trâmites que Cid fez, ainda assim ele não conseguiu já que o corpo técnico da Receita precisou analisar o ofício assinado por Mauro Cid e acabou concluindo que não poderia atendê-lo, já que a Ajudância de Ordens, órgão que é chefiado por Cid, não era a instância competente para fazer o pedido de incorporação e que deveria ser feito por outro órgão que estivesse ligado a presidência e a Secretária-Geral da Presidência da República.

Foto Destaque: Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto:Reprodução/Adriano Machado/Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo