Esportes

Martelo batido: fase final do Campeonato Carioca não terá torcida única

A hipótese de torcida única foi ventilada mas prontamente descartada em reunião com representantes da segurança do estado e também com representantes dos clubes envolvidos nessa fase da competição.

10 Mar 2023 - 20h45 | Atualizado em 10 Mar 2023 - 20h45
Martelo batido: fase final do Campeonato Carioca não terá torcida única Lorena Bueri

Com os estaduais chegando ao fim e o aproximar de confrontos decisivos, algumas questões começam a ser debatidas ao redor do Brasil. No Rio de Janeiro a questão "segurança nos estádios" ganhou mais espaço pelo atos de selvageria nos últimos clássicos cariocas, principalmente o último Flamengo vs Vasco da Gama.

Devido as confusões no Clássico dos Milhões jogado no Maracanã no último dia 05 de março, as autoridades cariocas começaram um debate sobre a possibilidade do clássico (que se repetirá nas semifinais do estadual) assim como a outra semifinal que envolve Fluminense e Volta Redonda, serem disputadas com torcida única. O governador Cláudio Castro teve uma espécie de debate com representantes dos quatro clubes envolvidos e interessados na competição, tentando chegar a um denominador comum para garantir a segurança e o bom andamento dos jogos para as torcidas envolvidas.

Todavia o que ficou decidido que os jogos não terão torcida única, mas uma série de medidas foram estipuladas e entrarão em vigor já nos próximos jogos, sendo elas: a não disponibilização de ingressos para torcidas organizadas, a punição e restrição a algumas torcidas organizadas (Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem do Vasco, Young Flu e a Fúria do Botafogo) que ficam proibidas de frequentar os estádios de futebol do estado por tempo indeterminado, a abertura de inquérito policial para apurar possíveis enquadramentos na tipificação de organização criminosa, aprimoração e elaboração de novas medidas de segurança além de inconstitucionalidade para que hajam sanções severas as torcidas organizadas.


O Campeonato Carioca e suas polêmicas na reta final da competição. Foto: Agência FERJ


Com as medidas tomadas, o governador deu suas palavras a respeito da decisão tomada:

"Já temos expertise em fazer grandes eventos, como o Carnaval e o Réveillon, festividades que reúnem milhares de pessoas. Como não iríamos garantir a segurança entre duas torcidas de futebol? Confio no trabalho das nossas polícias e vamos aprimorar ainda mais o nosso planejamento" afirmou Cláudio Castro

Estiveram presentes na reunião Rodolfo Landim (presidente do Flamengo), o vice-geral Matheus Montenegro (Fluminense), o CEO Luiz Mello (além do diretor financeiro Luiz Barbosa, o diretor de comunicação Felippe Costa e o VP Carlos Osório, todos do Vasco) além do presidente Flávio Horta (Volta Redonda). Além das participações de figuras ligadas aos clubes, estiveram presentes o representante da FERJ e também das polícias Civil e Militar assim como um secretário de esportes, dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, além de um representante do Ministério Público do estado. 

Foto Destaque: Maracanã será dividido para as quatro torcidas envolvidas nas finais do Campeonato Carioca. Foto: Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo