Saúde

Maranhão é o sexto estado brasileiro a investigar caso suspeito de váriola

Outros estados brasileiros também investigam casos suspeitos. A princípio, somente São Paulo tem um caso confirmado de váriola. O paciente do Maranhão segue internado.

11 Jun 2022 - 10h00 | Atualizado em 11 Jun 2022 - 10h00
Maranhão é o sexto estado brasileiro a investigar caso suspeito de váriola Lorena Bueri

O estado do Maranhão investiga um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de um homem de 30 anos que mora em São Luís. O paciente deu entrada em uma unidade de saúde pública no dia 8 de junho e não possui histórico de viagens. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou as informações, logo, o Maranhão tornou-se o sexto estado brasileiro a investigar um caso suspeito de varíola.

Em nota, a Secretaria de Saúde revelou mais informações sobre o caso suspeito. O paciente segue estável e está internado, ele apresentou os seguintes sintomas: febre, lesões por todo o corpo com coceira, calafrio, dor de cabeça e ardor no olhos.

Atualmente, o país tem um caso confirmado de varíola dos macacos em São Paulo. Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e São Paulo tem outros casos suspeitos sob investigação. 


 

 

 

 

Váriola dos macacos. ( Reprodução/ Estado de Minas)


O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra através do contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação pode variar, chegando a 21 dias em alguns casos.

Segundo a Organização Mundial Da Saúde, mais estudos são necessários a fim de identificar a circulação do vírus e outras particularidades da váriola.

A OMS alerta também que o vírus pode ser transmitido através de relações sexuais. Estão sendo identificados casos de pacientes da comunidade LGBTQIAP+. Dentro do cenário atual, pessoas trans também podem estar mais vulneráveis, segundo a Organização. 

Em caso de qualquer sintoma ou suspeita, o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para que o caso seja investigado. O uso de máscara também é recomendado como medida preventiva para não ter contato com o vírus - além de ajudar na prevenção de outras doenças como a Covid-19.

Foto destaque: Sintoma da váriola (Reprodução/Uol)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo